sicnot

Perfil

Mundo

Beckham e Unicef vão levar a voz das crianças à ONU

O ex-futebolista, e agora embaixador de Boa Vontade da UNICEF, David Beckham apresentou hoje, em conjunto com a organização, um sistema digital para fazer com que mensagens de crianças cheguem à Organização das Nações Unidas (ONU).

O antigo futebolista internacional inglês David Beckham com o filho Romeo.

O antigo futebolista internacional inglês David Beckham com o filho Romeo.

© Suzanne Plunkett / Reuters

Este sistema, desenvolvido pela Google, vai permitir à UNICEF mostrar mensagens de crianças e jovens que expressam as suas preocupações e aspirações aos 150 chefes de estado e governo presentes nas assembleias da ONU.

"Quero um mundo onde as crianças possam crescer e estejam seguras da guerra, violência, pobreza e doenças. Um mundo onde cada criança tenha oportunidades justas. Espero que toda a gente se junte a mim a pedir aos líderes mundiais para colocar as crianças, principalmente as mais desfavorecidas, no centro dos novos objetivos globais", afirmou Beckham na véspera da reunião que vai decidir a agenda da ONU para os próximos 15 anos.

O ex-futebolista, que trabalha em conjunto com a UNICEF há mais de 10 anos, recordou ainda que o ano de 2014 "foi um dos mais devastadores para as crianças", com mais de 15 milhões expostas a violência extrema.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, assegurou que a agenda de 2030 "foi criada com a ajuda das vozes dos jovens" e adicionou ainda que "o mundo deve agora fazer mais para envolver os jovens na realização dos objetivos" globais.

De acordo com a ONU, apesar dos progressos conseguidos nos últimos 15 anos, cerca de seis milhões de crianças, com menos de cinco anos, morrem todos os anos por causas evitáveis e mais de 120 milhões de crianças e adolescentes não vão à escola.

Lusa

  • Pelo menos dois feridos em confrontos entre adeptos do Benfica e do Braga
    1:55

    Desporto

    Antes do jogo do Benfica e do Sporting de Braga, registaram-se confrontos entre os adeptos, no Estádio Municipal de Braga. Os confrontos causaram pelo menos dois feridos. Os benfiquistas queixaram-se de agressões e criticaram a ausência da polícia. Várias viaturas foram danificadas durante os distúrbios e a PSP chegou a separar adeptos do Braga e do Benfica.

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Donald Trump culpa imigrantes por ataque que nunca existiu
    1:01
  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.