sicnot

Perfil

Mundo

Donald Trump diz que discorda do papa sobre alterações climáticas

O milionário que lidera as sondagens para as primárias do Partido Republicano dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje que discorda do papa e que considera as alterações climáticas "uma farsa".

Mic Smith

Questionado na CNN sobre as declarações feitas pelo papa na quarta-feira em Washington em favor de uma ação decisiva em defesa do ambiente, Trump disse não concordar.

"Penso que a pureza do ar é um problema premente, queremos ar e água puros. É muito importante para mim e ganhei vários prémios ambientais. Mas não acredito nas alterações climáticas", disse o candidato à nomeação republicana para as presidenciais norte-americanas de 2016.

"Já lhe chamámos aquecimento global, alterações climáticas, agora chamam-lhe fenómenos extremos de meteorologia. (...) "Mas, veja, é o tempo. Temos grandes inundações, (...) as notícias da noite mostram sempre uma grande tempestade, um tornado, isto ou aquilo. O tempo é assim", acrescentou.

"Acredito é ar puro, em água pura, nisso tudo, mas penso que não podemos destruir o nosso país", disse.

Trump segue neste ponto a ortodoxia dos republicanos dos Estados unidos, que se opõem à agenda ambiental do presidente Barack Obama, nomeadamente ao plano de redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Lusa

  • Donald Trump volta a atacar Obama
    1:48

    Mundo

    Donald Trump volta a atacar Obama. Diz que o Presidente é muçulmano e nem sequer é norte-americano. O canditato vai ainda mais longe e decidiu falar até, em tom de gozo, sobre as convicções do Papa.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efectivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21