sicnot

Perfil

Mundo

Donald Trump diz que discorda do papa sobre alterações climáticas

O milionário que lidera as sondagens para as primárias do Partido Republicano dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje que discorda do papa e que considera as alterações climáticas "uma farsa".

Mic Smith

Questionado na CNN sobre as declarações feitas pelo papa na quarta-feira em Washington em favor de uma ação decisiva em defesa do ambiente, Trump disse não concordar.

"Penso que a pureza do ar é um problema premente, queremos ar e água puros. É muito importante para mim e ganhei vários prémios ambientais. Mas não acredito nas alterações climáticas", disse o candidato à nomeação republicana para as presidenciais norte-americanas de 2016.

"Já lhe chamámos aquecimento global, alterações climáticas, agora chamam-lhe fenómenos extremos de meteorologia. (...) "Mas, veja, é o tempo. Temos grandes inundações, (...) as notícias da noite mostram sempre uma grande tempestade, um tornado, isto ou aquilo. O tempo é assim", acrescentou.

"Acredito é ar puro, em água pura, nisso tudo, mas penso que não podemos destruir o nosso país", disse.

Trump segue neste ponto a ortodoxia dos republicanos dos Estados unidos, que se opõem à agenda ambiental do presidente Barack Obama, nomeadamente ao plano de redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Lusa

  • Donald Trump volta a atacar Obama
    1:48

    Mundo

    Donald Trump volta a atacar Obama. Diz que o Presidente é muçulmano e nem sequer é norte-americano. O canditato vai ainda mais longe e decidiu falar até, em tom de gozo, sobre as convicções do Papa.

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51