sicnot

Perfil

Mundo

Guardiola votou nas eleições catalãs e apelou à construção de um país novo

O treinador do Bayern, o espanhol Josep Guardiola, votou hoje pelas 11:00 na mesa eleitoral do consulado espanhol em Munique e apelou, através de um vídeo, à construção de "um país novo a partir do zero, mais justo".

© Michaela Rehle / Reuters

Guardiola, cujo nome encerra simbolicamente a lista independentista 'Juntos pelo sim', exerceu o direito de voto por antecipação nas eleições para a Catalunha marcadas para 27 de setembro pelo facto de residir no exterior, segundo informou aquela candidatura em comunicado.

Esta difundiu hoje um vídeo em que Guardiola sublinha que "não há volta atrás" no processo catalão para a independência e que "mesmo que esta não seja alcançada hoje, sê-lo-á amanhã ou depois de amanhã".

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22