sicnot

Perfil

Mundo

Justiça do Peru abre inquérito à primeira-dama por branqueamento de dinheiro

A justiça do Peru anunciou hoje a abertura de um inquérito por branqueamento de dinheiro contra a primeira-dama e presidente do Partido Nacionalista, no poder, Nadine Heredia.

© Enrique Castro-Mendivil / Reu

O inquérito insere-se numa investigação mais vasta à origem dos fundos que financiaram a campanha eleitoral do marido, o Presidente peruano, Ollanta Humala.

O procurador German Juarez, na origem do inquérito, pediu uma análise grafológica a Heredia para determinar se foi ela que validou fundos ilícitos entre 2006 e 2011.

Uma comissão parlamentar que investigou o caso considerou Heredia suspeita de ter assumido um emprego fictício para encobrir fundos provenientes de empresas da Venezuela para financiar o partido de Humala, então um aliado de Hugo Chávez.

Lusa

  • "O Governo elegeu o PSD e o CDS-PP como uma espécie de forças do mal"
    1:06

    País

    Pedro Passos Coelho diz que seja quem for o próximo líder do PSD, dificilmente o "radicalismo" do Governo vai permitir que exista diálogo. Depois de António Costa ter dito que a relação com o PSD vai melhorar com a futura liderança, foi a vez de Passos afirmar que foi o Governo que encarou sempre a oposição como uma "força do mal".

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.

  • Panorama BBC revela e analisa documentos dos Paradise Papers
    2:22

    Mundo

    Depois dos Panama Papers chegaram os Paradise Papers, documentos revelados e analisados por dezenas de órgãos de imprensa mundial. Esta noite, na SIC Notícias, o Panorama BBC revela e analisa documentos relacionados com este processo.

    Hoje na SIC Notícias