sicnot

Perfil

Mundo

Justiça do Peru abre inquérito à primeira-dama por branqueamento de dinheiro

A justiça do Peru anunciou hoje a abertura de um inquérito por branqueamento de dinheiro contra a primeira-dama e presidente do Partido Nacionalista, no poder, Nadine Heredia.

© Enrique Castro-Mendivil / Reu

O inquérito insere-se numa investigação mais vasta à origem dos fundos que financiaram a campanha eleitoral do marido, o Presidente peruano, Ollanta Humala.

O procurador German Juarez, na origem do inquérito, pediu uma análise grafológica a Heredia para determinar se foi ela que validou fundos ilícitos entre 2006 e 2011.

Uma comissão parlamentar que investigou o caso considerou Heredia suspeita de ter assumido um emprego fictício para encobrir fundos provenientes de empresas da Venezuela para financiar o partido de Humala, então um aliado de Hugo Chávez.

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07