sicnot

Perfil

Mundo

Justiça do Peru abre inquérito à primeira-dama por branqueamento de dinheiro

A justiça do Peru anunciou hoje a abertura de um inquérito por branqueamento de dinheiro contra a primeira-dama e presidente do Partido Nacionalista, no poder, Nadine Heredia.

© Enrique Castro-Mendivil / Reu

O inquérito insere-se numa investigação mais vasta à origem dos fundos que financiaram a campanha eleitoral do marido, o Presidente peruano, Ollanta Humala.

O procurador German Juarez, na origem do inquérito, pediu uma análise grafológica a Heredia para determinar se foi ela que validou fundos ilícitos entre 2006 e 2011.

Uma comissão parlamentar que investigou o caso considerou Heredia suspeita de ter assumido um emprego fictício para encobrir fundos provenientes de empresas da Venezuela para financiar o partido de Humala, então um aliado de Hugo Chávez.

Lusa

  • NATO retoma diálogo com a Rússia

    Mundo

    O Conselho da NATO - Rússia foi instituído em 2002 e decorreu sem interrupções até à anexação da Crimeia, em 2014. O conflito separatista na Ucrânia dividiu a Aliança Atlântica e Moscovo e suspendeu toda a colaboração prática - desde civil a militar. Agora e na véspera da primeira reunião ministerial em Bruxelas com o estreante secretário de Estado americano Rex Tillerson, os países da NATO tentam a aproximação formal e reativação do diálogo político com Moscovo.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.