sicnot

Perfil

Mundo

Obama recebe Papa Francisco e Presidente chinês na mesma semana

Barack Obama prepara-se para a segunda grande visita de Estado da semana na Casa Branca, sede da Presidência dos Estados Unidos. Depois do Papa Francisco, o Presidente norte-americano recebe agora o homólogo chinês.

Juntos, os dois países compõem quase dois quintos da economia mundial, segundo o Fundo Monetário Internacional.

Juntos, os dois países compõem quase dois quintos da economia mundial, segundo o Fundo Monetário Internacional.

© Gary Cameron / Reuters

Xi Jinping chegou a Washington esta quinta-feira à noite, para um jantar privado e uma reunião que durou três horas. Na mesa, as relações bi-laterais e comerciais entre as duas maiores potências mundiais.

Depois de várias décadas de relações tensas, China e Estados Unidos dão agora sinais de aproximação, com Pequim a enaltecer os acordos de investimento que, só no ano passado, alcançaram um recorde de trocas comerciais. No imobiliário, por exemplo, os chineses são já os principais investidores estrangeiros nos Estados Unidos, com quase 20 mil milhões de dólares investidos.

Juntos, os dois países compõem quase dois quintos da economia mundial, segundo o Fundo Monetário Internacional.

Para esta sexta-feira está prevista nova ronda de negociações entre os chefes de Estado da China e dos Estados Unidos.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46