sicnot

Perfil

Mundo

Obama recebe Papa Francisco e Presidente chinês na mesma semana

Barack Obama prepara-se para a segunda grande visita de Estado da semana na Casa Branca, sede da Presidência dos Estados Unidos. Depois do Papa Francisco, o Presidente norte-americano recebe agora o homólogo chinês.

Juntos, os dois países compõem quase dois quintos da economia mundial, segundo o Fundo Monetário Internacional.

Juntos, os dois países compõem quase dois quintos da economia mundial, segundo o Fundo Monetário Internacional.

© Gary Cameron / Reuters

Xi Jinping chegou a Washington esta quinta-feira à noite, para um jantar privado e uma reunião que durou três horas. Na mesa, as relações bi-laterais e comerciais entre as duas maiores potências mundiais.

Depois de várias décadas de relações tensas, China e Estados Unidos dão agora sinais de aproximação, com Pequim a enaltecer os acordos de investimento que, só no ano passado, alcançaram um recorde de trocas comerciais. No imobiliário, por exemplo, os chineses são já os principais investidores estrangeiros nos Estados Unidos, com quase 20 mil milhões de dólares investidos.

Juntos, os dois países compõem quase dois quintos da economia mundial, segundo o Fundo Monetário Internacional.

Para esta sexta-feira está prevista nova ronda de negociações entre os chefes de Estado da China e dos Estados Unidos.

  • A estreia de Centeno como líder do Eurogrupo
    1:56
  • Puigdemont chegou à Dinamarca e não foi detido

    Mundo

    A Justiça espanhola pediu à Dinamarca para ativar a ordem de detenção europeia contra Carles Puigdemont, que ignorou as ameaças de detenção e decidiu deslocar-se a Copenhaga para participar numa conferência. Entretanto na Catalunha, o presidente do parlamento propôs Puigdemont para voltar a dirigir o Governo Regional.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

    Luís Marques Mendes

  • O caso Assange é "um problema" para o Equador

    Mundo

    O Presidente equatoriano, Lenin Moreno, declarou no domingo que o asilo atribuído ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pela embaixada do Equador em Londres desde 2012 é "um problema herdado" que constitui "mais que um aborrecimento".