sicnot

Perfil

Mundo

Papa reza com representantes de outras religiões na Zona Zero de Nova Iorque

O papa Francisco juntou-se hoje, em Nova Iorque, a representantes de outras religiões numa "oração pela paz" proferida na Zona Zero, em homenagem às vítimas dos atentados ali ocorridos a 11 de setembro de 2001.

Alessandra Tarantino

Ao dirigir-se aos presentes, o chefe da Igreja Católica mencionou a mescla "de sentimentos, de emoções" por estar naquele local, "onde milhares de vidas foram arrebatadas num ato insensato de destruição".

"Aqui, a dor é palpável", acrescentou Francisco, dizendo que a água que cai no monumento criado onde estiveram as Torres Gémeas "nos recorda todas essas vidas perdidas sob o poder daqueles que creem que a destruição é a única forma de solucionar os conflitos".

O papa assegurou depois que "nas divergências, nas discrepâncias, é possível viver num mundo de paz. Perante qualquer tentativa uniformizadora, é possível e necessário juntarmo-nos a partir das diferentes línguas, culturas e religiões".

Instou ainda a que se "levante a voz a todos quantos quiserem impedi-lo", afirmando: "Juntos somos convidados a dizer 'Não' a qualquer tentativa uniformizadora e um 'Sim' a uma diferença aceite e reconciliada".

"Precisamos de nos livrar de sentimentos de ódio, vingança, rancor", acrescentou o papa, pedindo "paz neste mundo vasto que Deus nos deu como casa de todos e para todos".

O evento contou também com a participação de representantes do hinduísmo, budismo, jainismo, sikhismo, judaísmo, nativos americanos, muçulmanos e de outros ramos do cristianismo.

A cerimónia começou no Memorial da Zona Zero, com as reflexões do rabino Elliot Cosgrove e de um imã da mesquita de Nova Iorque e do imã Khalid Latif, da Universidade de Nova Iorque.

Lusa

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".