sicnot

Perfil

Mundo

Artur Mas considera referendo na Catalunha uma grande vitória da democracia

Artur Mas considera referendo na Catalunha uma grande vitória da democracia

O chefe do Governo regional da Catalunha, Artur Mas, votou esta tarde em Barcelona. O também candidato pela lista independentista Juntos pel Sí chegou acompanhado pela família e foi recebido com aplausos e gritos pela afirmação da província. Artur Mas teve ainda de esperar quase meia hora para conseguir depositar o voto devido à elevada afluência às urnas na capital da província da Catalunha. Artus Mas não tem dúvidas de que, independentemente do resultado no referendo pela independência da Catalunha, esta é uma grande vitória da democracia, apesar dos obstáculos criados pelo Governo central de Madrid.

  • Sondagens mostram Catalunha dividida
    1:55

    Mundo

    A Catalunha vai a votos este domingo, mas as sondagens mostram uma região dividida. Os enviados especiais da SIC encontraram em Barcelona muitos sinais pró-independência e estiveram num dos principais símbolos: o Estádio Camp Nau.

  • Barcelona com elevada afluência às urnas
    2:32

    Mundo

    Mais do que uma eleição é o futuro da Espanha e a independência da Catalunha que estão hoje em jogo, 5.5 milhões de eleitores estão a ir às urnas. Elegem o Parlamento, mas na realidade a votação serve para afirmar ou não, depende do resultado, a vontade de independência. Os enviados da SIC estão a acompanhar este dia decisivo para o futuro da soberania espanhola e que, em Barcelona, regista uma elevada afluência às urnas.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.