sicnot

Perfil

Mundo

Artur Mas considera referendo na Catalunha uma grande vitória da democracia

Artur Mas considera referendo na Catalunha uma grande vitória da democracia

O chefe do Governo regional da Catalunha, Artur Mas, votou esta tarde em Barcelona. O também candidato pela lista independentista Juntos pel Sí chegou acompanhado pela família e foi recebido com aplausos e gritos pela afirmação da província. Artur Mas teve ainda de esperar quase meia hora para conseguir depositar o voto devido à elevada afluência às urnas na capital da província da Catalunha. Artus Mas não tem dúvidas de que, independentemente do resultado no referendo pela independência da Catalunha, esta é uma grande vitória da democracia, apesar dos obstáculos criados pelo Governo central de Madrid.

  • Sondagens mostram Catalunha dividida
    1:55

    Mundo

    A Catalunha vai a votos este domingo, mas as sondagens mostram uma região dividida. Os enviados especiais da SIC encontraram em Barcelona muitos sinais pró-independência e estiveram num dos principais símbolos: o Estádio Camp Nau.

  • Barcelona com elevada afluência às urnas
    2:32

    Mundo

    Mais do que uma eleição é o futuro da Espanha e a independência da Catalunha que estão hoje em jogo, 5.5 milhões de eleitores estão a ir às urnas. Elegem o Parlamento, mas na realidade a votação serve para afirmar ou não, depende do resultado, a vontade de independência. Os enviados da SIC estão a acompanhar este dia decisivo para o futuro da soberania espanhola e que, em Barcelona, regista uma elevada afluência às urnas.

  • Dois em cada três idosos em Portugal são sedentários

    País

    É a camada da população mais inativa e com comportamentos que revelam um estilo de vida menos saudável, segundo um estudo divulgado hoje, que analisou os dados de mais de 10.600 portugueses representativos da população, entre os quais mais de 2.300 pessoas com mais de 65 anos.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".