sicnot

Perfil

Mundo

Artur Mas considera referendo na Catalunha uma grande vitória da democracia

Artur Mas considera referendo na Catalunha uma grande vitória da democracia

O chefe do Governo regional da Catalunha, Artur Mas, votou esta tarde em Barcelona. O também candidato pela lista independentista Juntos pel Sí chegou acompanhado pela família e foi recebido com aplausos e gritos pela afirmação da província. Artur Mas teve ainda de esperar quase meia hora para conseguir depositar o voto devido à elevada afluência às urnas na capital da província da Catalunha. Artus Mas não tem dúvidas de que, independentemente do resultado no referendo pela independência da Catalunha, esta é uma grande vitória da democracia, apesar dos obstáculos criados pelo Governo central de Madrid.

  • Sondagens mostram Catalunha dividida
    1:55

    Mundo

    A Catalunha vai a votos este domingo, mas as sondagens mostram uma região dividida. Os enviados especiais da SIC encontraram em Barcelona muitos sinais pró-independência e estiveram num dos principais símbolos: o Estádio Camp Nau.

  • Barcelona com elevada afluência às urnas
    2:32

    Mundo

    Mais do que uma eleição é o futuro da Espanha e a independência da Catalunha que estão hoje em jogo, 5.5 milhões de eleitores estão a ir às urnas. Elegem o Parlamento, mas na realidade a votação serve para afirmar ou não, depende do resultado, a vontade de independência. Os enviados da SIC estão a acompanhar este dia decisivo para o futuro da soberania espanhola e que, em Barcelona, regista uma elevada afluência às urnas.

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45

    País

    Durante a abertura do ano judicial, a Procuradora-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal aproveitaram para deixar um recado à ministra da Justiça: é urgente aprovar o novo estatuto de juízes e magistrados. O presidente do Supremo diz que é injusta a má imagem da Justiça e pediu contenção aos magistrados.

  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38