sicnot

Perfil

Mundo

Confrontos na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém

Confrontos eclodiram hoje entre palestinianos e as forças de segurança israelita na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém, anunciou a polícia israelita, no último dia do festival muçulmano Eid al-Adha.

(SIC/ Arquivo)

Em comunicado as autoridades policiais adiantaram que os jovens palestinianos "lançaram pedras contra a polícia", que utilizou meios antimotim para os dispersar da Esplanada das Mesquitas, terceiro lugar santo do Islão e o sítio mais sagrado do Judaísmo.

A polícia disse que a situação estava "sob controlo" na manhã de hoje.

No início da semana o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, alertou para o risco de Intifada se prosseguirem os confrontos entre israelitas e palestinianos iniciados na semana passada na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

A Esplanada das Mesquitas foi palco na semana passada de violentos confrontos entre polícias israelitas e palestinianos durante três dias consecutivos.

Os palestinianos estão preocupados com o crescente número de visitantes judeus ao local e com reivindicações de soberania de alguns responsáveis políticos israelitas.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.