sicnot

Perfil

Mundo

Confrontos na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém

Confrontos eclodiram hoje entre palestinianos e as forças de segurança israelita na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém, anunciou a polícia israelita, no último dia do festival muçulmano Eid al-Adha.

(SIC/ Arquivo)

Em comunicado as autoridades policiais adiantaram que os jovens palestinianos "lançaram pedras contra a polícia", que utilizou meios antimotim para os dispersar da Esplanada das Mesquitas, terceiro lugar santo do Islão e o sítio mais sagrado do Judaísmo.

A polícia disse que a situação estava "sob controlo" na manhã de hoje.

No início da semana o Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, alertou para o risco de Intifada se prosseguirem os confrontos entre israelitas e palestinianos iniciados na semana passada na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

A Esplanada das Mesquitas foi palco na semana passada de violentos confrontos entre polícias israelitas e palestinianos durante três dias consecutivos.

Os palestinianos estão preocupados com o crescente número de visitantes judeus ao local e com reivindicações de soberania de alguns responsáveis políticos israelitas.

Lusa

  • Admissão de efetivos nas Forças Armadas aquém do pedido pelas chefias
    1:42

    País

    O Ministério das Finanças autorizou a admissão de mais efetivos nas forças armadas, este ano mas a integração fica muito abaixo do número pedido pelas chefias militares. Mário Centeno só terá autorizado a integração de cerca de três mil militares em vez das cinco mil vagas propostas pelas chefias do Exército, Força Aérea e Marinha.

  • China prepara-se para inaugurar comboio mais rápido do mundo
    1:08