sicnot

Perfil

Mundo

Independentistas a caminho da maioria absoluta na Catalunha

Independentistas a caminho da maioria absoluta na Catalunha

Os dois partidos independentistas, a Junts pel Sí e a CUP, deverão alcançar a maioria absoluta nas eleições regionais da Catalunha, como conta o enviado da SIC, Rodrigo Pratas.

  • Independentistas ganham eleições na Catalunha

    Mundo

    A primeira sondagem à boca das urnas divulgada pela televisão catalã TV3 indica que a plataforma independentista Junts pel Sí, do presidente Artur Mas, ganhou as eleições autonómicas deste domingo na Catalunha, mas a precisar da extrema-esquerda CUP para ter maioria absoluta.

  • Presidente da Catalunha recebido com gritos pela independência em Barcelona
    1:39

    Mundo

    Os principais líderes políticos da Catalunha votaram durante a tarde deste domingo. O chefe do Governo regional, Artur Mas, teve que esperar quase meia hora para conseguir depositar o voto devido à elevada afluência às urnas. O líder da lista independentista, Juntos plo Sí, chegou acompanhado pela família e foi recebido com aplausos e gritos pela afirmação da província.

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42