sicnot

Perfil

Mundo

Independentistas ganham eleições na Catalunha

A primeira sondagem à boca das urnas divulgada pela televisão catalã TV3 indica que a plataforma independentista Junts pel Sí, do presidente Artur Mas, ganhou as eleições autonómicas deste domingo na Catalunha, mas a precisar da extrema-esquerda CUP para ter maioria absoluta.

© Albert Gea / Reuters

De acordo com os dados, a Junts necessitaria de entre 11 a 13 deputados da CUP (Candidatura de Unidade Popular, esquerda radical antieuropeísta) para obter a maioria absoluta no parlamento catalão,

O resultado motivou os primeiros gritos de festa na sede de campanha do Junts pel Sí, de Artur Mas, que consideram estas eleições um referendo de facto sobre a independência. A Junts afirmou que iniciaria um processo de independência caso obtivesse essa maioria, sozinha ou com outra formação independentista (no caso, a CUP).

Na votação popular, a sondagem da TV3 diz que os independentistas (Junts pel Si e CUP) terão obtido cerca de 49,8% dos votos populares (com a formação de esquerda radical a obter 9,1%).

Quase 5,5 milhões de eleitores catalães foram hoje às urnas para escolher os deputados ao parlamento regional da Catalunha, numas eleições autonómicas convertidas pelos partidos independentistas num "referendo de facto" sobre a independência da região.

Ainda de acordo com a sondagem à boca das urnas da televisão catalã, o PP da Catalunha terá ter conseguido entre 9 e 11 deputados regionais.

  • Sondagens mostram Catalunha dividida
    1:55

    Mundo

    A Catalunha vai a votos este domingo, mas as sondagens mostram uma região dividida. Os enviados especiais da SIC encontraram em Barcelona muitos sinais pró-independência e estiveram num dos principais símbolos: o Estádio Camp Nau.

  • Barcelona com elevada afluência às urnas
    2:32

    Mundo

    Mais do que uma eleição é o futuro da Espanha e a independência da Catalunha que estão hoje em jogo, 5.5 milhões de eleitores estão a ir às urnas. Elegem o Parlamento, mas na realidade a votação serve para afirmar ou não, depende do resultado, a vontade de independência. Os enviados da SIC estão a acompanhar este dia decisivo para o futuro da soberania espanhola e que, em Barcelona, regista uma elevada afluência às urnas.

  • Artur Mas considera referendo na Catalunha uma grande vitória da democracia
    0:40

    Mundo

    O chefe do Governo regional da Catalunha, Artur Mas, votou esta tarde em Barcelona. O também candidato pela lista independentista Juntos pel Sí chegou acompanhado pela família e foi recebido com aplausos e gritos pela afirmação da província. Artur Mas teve ainda de esperar quase meia hora para conseguir depositar o voto devido à elevada afluência às urnas na capital da província da Catalunha. Artus Mas não tem dúvidas de que, independentemente do resultado no referendo pela independência da Catalunha, esta é uma grande vitória da democracia, apesar dos obstáculos criados pelo Governo central de Madrid.

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.