sicnot

Perfil

Mundo

Presidente da Catalunha diz que vitória dos independentistas tem duplo significado

Presidente da Catalunha diz que vitória dos independentistas tem duplo significado

Artur Mas promete não desistir da luta pela independência da Catalunha. O líder da região diz que a vitória dos independentistas acaba por ter um duplo significado.

  • Maioria absoluta independentista e uma nova fase na vida da Catalunha
    1:37

    Mundo

    Esta segunda-feira começa uma nova fase na vida da Catalunha. A região manifestou maioritariamente, este domingo, em eleições, a vontade de ser independente. Os resultados finais mostram uma maioria absoluta de partidos no novo Parlamento regional, que querem a secessão de Espanha. Na sede da plataforma Junts pel Sin, os enviados especiais da SIC, Rodrigo Pratas e Bernardo Bogarim, testemunharam uma festa grande, apesar de a vitória e maioria no Parlamento não representarem uma maioria de votos a favor da independência.

  • A estreia de Centeno como líder do Eurogrupo
    1:56
  • Puigdemont chegou à Dinamarca e não foi detido

    Mundo

    A Justiça espanhola pediu à Dinamarca para ativar a ordem de detenção europeia contra Carles Puigdemont, que ignorou as ameaças de detenção e decidiu deslocar-se a Copenhaga para participar numa conferência. Entretanto na Catalunha, o presidente do parlamento propôs Puigdemont para voltar a dirigir o Governo Regional.

  • Eleição de Rio "embaraça" PCP e BE
    0:34

    Opinião

    Luís Marques Mendes considera que a eleição de Rui Rio veio criar embaraço ao PCP e Bloco de Esquerda. O comentador da SIC considera que a promessa de que venha a haver pactos de regime entre PS e PSD é motivo de preocupação para os parceiros do Governo.

    Luís Marques Mendes

  • O caso Assange é "um problema" para o Equador

    Mundo

    O Presidente equatoriano, Lenin Moreno, declarou no domingo que o asilo atribuído ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, pela embaixada do Equador em Londres desde 2012 é "um problema herdado" que constitui "mais que um aborrecimento".