sicnot

Perfil

Mundo

Há água em estado líquido em Marte, garante a NASA

A agência espacial norte-americana anunciou hoje que tem provas da existência de água em estado líquido - e salgada - no planeta Marte. A descoberta foi feita pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter.

Os cientistas dizem ter descoberto o que chamaram de linhas de água estreitas - as estrias mais escuras nesta imagem -, com menos de 5 metros de largura

Os cientistas dizem ter descoberto o que chamaram de linhas de água estreitas - as estrias mais escuras nesta imagem -, com menos de 5 metros de largura

Existe água no "planeta vermelho" atualmente e esta flui de forma intermitente. O anúncio foi feito esta tarde numa conferência de imprensa, depois da NASA ter dito que ia hoje revelar uma importante descoberta científica.

Os cientistas dizem ter descoberto o que chamaram de linhas de água estreitas, com menos de 5 metros de largura, que aparecem durante as estações quentes em certas regiões de Marte, que diminuem nas estações do ano mais frias.

Ainda não é conhecida a origem da água, mas os cientistas da NASA acreditam que esta sobe à superfície a partir de gelo ou reservatórios subterrâneos salgados.

Esta descoberta aumenta as hipóteses da existência de vida no planeta.

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.