sicnot

Perfil

Mundo

Há água em estado líquido em Marte, garante a NASA

A agência espacial norte-americana anunciou hoje que tem provas da existência de água em estado líquido - e salgada - no planeta Marte. A descoberta foi feita pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter.

Os cientistas dizem ter descoberto o que chamaram de linhas de água estreitas - as estrias mais escuras nesta imagem -, com menos de 5 metros de largura

Os cientistas dizem ter descoberto o que chamaram de linhas de água estreitas - as estrias mais escuras nesta imagem -, com menos de 5 metros de largura

Existe água no "planeta vermelho" atualmente e esta flui de forma intermitente. O anúncio foi feito esta tarde numa conferência de imprensa, depois da NASA ter dito que ia hoje revelar uma importante descoberta científica.

Os cientistas dizem ter descoberto o que chamaram de linhas de água estreitas, com menos de 5 metros de largura, que aparecem durante as estações quentes em certas regiões de Marte, que diminuem nas estações do ano mais frias.

Ainda não é conhecida a origem da água, mas os cientistas da NASA acreditam que esta sobe à superfície a partir de gelo ou reservatórios subterrâneos salgados.

Esta descoberta aumenta as hipóteses da existência de vida no planeta.

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.