sicnot

Perfil

Mundo

Há água em estado líquido em Marte, garante a NASA

A agência espacial norte-americana anunciou hoje que tem provas da existência de água em estado líquido - e salgada - no planeta Marte. A descoberta foi feita pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter.

Os cientistas dizem ter descoberto o que chamaram de linhas de água estreitas - as estrias mais escuras nesta imagem -, com menos de 5 metros de largura

Os cientistas dizem ter descoberto o que chamaram de linhas de água estreitas - as estrias mais escuras nesta imagem -, com menos de 5 metros de largura

Existe água no "planeta vermelho" atualmente e esta flui de forma intermitente. O anúncio foi feito esta tarde numa conferência de imprensa, depois da NASA ter dito que ia hoje revelar uma importante descoberta científica.

Os cientistas dizem ter descoberto o que chamaram de linhas de água estreitas, com menos de 5 metros de largura, que aparecem durante as estações quentes em certas regiões de Marte, que diminuem nas estações do ano mais frias.

Ainda não é conhecida a origem da água, mas os cientistas da NASA acreditam que esta sobe à superfície a partir de gelo ou reservatórios subterrâneos salgados.

Esta descoberta aumenta as hipóteses da existência de vida no planeta.

  • Reclusos que fugiram de Caxias tiveram cúmplices
    1:59

    País

    Uma falha de Portugal poderá explicar a libertação de um dos dois chilenos que fugiram de Caxias e foram apanhados em Espanha. As autoridades portuguesas atrasaram-se a enviar o mandado de detenção e a polícia espanhola libertou o fugitivo. Na investigação da fuga, acredita-se que os 3 reclusos tiveram cúmplices e a namorada de um deles já foi interrogada.

  • Jovem indiano acorda a caminho do próprio funeral

    Mundo

    Um jovem indiano chocou os seus parente e amigos, depois de acordar no caminho para o seu próprio funeral. No mês antes, Kumar Marewad foi levado para o hospital após ser mordido por um cão de rua, ficando em estado grave.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.