Hiperatividade pode afetar ADN e reduzir tempo de vida das mães de crianças afetadas

A hiperatividade pode afetar o ADN e surgimento de doenças em crianças e seus familiares, aumentando o risco de envelhecimento precoce e, consequentemente, diminuição de tempo de vida, refere um estudo hoje divulgado por pesquisadores brasileiros.

© Robert Pratta / Reuters

Na investigação, publicada na revista científica Frontiers of Molecular Neuroscience, pesquisadores do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), demostraram que os transtornos psiquiátricos, como o défice de atenção/hiperatividade - chamados ADHD ou TDAH (na sigla em inglês), "geram um grande impacto emocional nas famílias".

A pesquisa identificou que crianças com hiperatividade e as respetivas mães possuem telómeros reduzidos. Os telómeros são estruturas que ficam na ponta dos cromossomas impedindo a sua deterioração e servem como marcadores biológicos para estimativa da esperança de vida.

Os pesquisadores garantem que os telómeros desgastam-se com o passar do tempo ou por fatores externos como o stress, levando ao envelhecimento e o surgimento de doenças, pois "quanto menor o telómero, menor a 'expectativa de vida biológica'".

No estudo, divulgado na Frontiers of Molecular Neuroscience, foram analisados os materiais genéticos dos progenitores e de 61 crianças, entre os seis e os 16 anos, diagnosticadas com hiperatividade.

Mesmo entre as crianças que ainda estão no início da vida, os pesquisadores observaram telómeros reduzidos. Mas a contração dessas estruturas foi vista apenas nas mães e filhos, e não nos pais.

Os pesquisadores acreditam que "o fenómeno se deve ao stress gerado pela doença para a criança e para mãe, que na maioria dos casos é a principal responsável pelo cuidado dos filhos".

De acordo com os cientistas, "o TDAH geralmente aparece na infância e as crianças com este transtorno apresentam desatenção, inquietude e impulsividade que geram prejuízos no seu dia-a-dia e nas pessoas do entorno".

O neuropsiquiatra Paulo Mattos, autor do estudo e pesquisador do IDOR e da UFRJ, referiu que "quando as pessoas pensam em transtornos comportamentais em criança, logo pensam na componente psicológica e nos impactos sociais que o transtorno geral".

"Isso tudo ocorre. Mas o que mostramos aqui pela primeira vez é que os impactos são mais profundos, são biológicos e afetam o ADN", assegurou Paulo Mattos.

De acordo com aqueles cientistas brasileiros, além de estar ligado a complicações de saúde, o comprimento dos telómeros "é altamente hereditário", até porque "pais e mães com telómeros mais curtos passam essas características para seus filhos", o que significa que as crianças com défice de atenção, no futuro, podem ter filhos com telómeros reduzidos.

Os pesquisadores observaram ainda que a hiperatividade é a principal característica do TDAH relacionada ao encurtamento os telómeros, até porque o TDAH manifesta-se basicamente de dois modos: com sintomas de hiperatividade e de falta de atenção.

Na amostra estudada, os investigadores identificaram uma forte correlação entre as crianças com sintomas de hiperatividade e o encurtamento dos telómeros.

"Isso faz sentido porque é a hiperatividade que dá dor de cabeça na família", comentou Mattos, acrescentando: "Geralmente, é a hiperatividade que leva os pais a procurarem o tratamento para o TDAH".

O estudo chama atenção ainda para a importância de investir em tratamento logo na infância para prevenir maior dano ao material genético.

"Diminuir os níveis de hiperatividade e impulsividade nas crianças é importante para elas e para suas mães, e isso pode ser realizado com uma série de técnicas comportamentais implantadas o mais precocemente possível", explicou a coautora do estudo, a geneticista e pediatra Débora Miranda, da UFMG.

• Paulo Macedo pede calma para o bem do banco

Caso CGD

Paulo Macedo falou pela primeira vez desde que foi eleito o novo Presidente da Caixa Geral de Depósitos e, para o bem do banco público, pediu calma a todos. Passos Coelho veio dizer que a recapitalização da Caixa pode ter de ser feita no verão do próximo ano para salvaguardar o défice deste ano. Já António Costa preferiu não comentar as declarações de Passos e diz que o banco público há muito que precisava de ser recapitalizado.

• Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda

Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.

• O que aconteceu à menina síria que relatava a guerra no Twitter?
  • Youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Reportagem da SIC "Renegados"

Grande Reportagem SIC

O youtuber Miguel Paraiso escreveu uma paródia musical para a Grande Reportagem SIC "Renegados". Desde ontem já teve 67 mil visualizações no Facebook. Imagine que ia renovar o cartão de cidadão e diziam-lhe que afinal não é português? Mesmo tendo nascido, crescido, estudado e trabalhado sempre em Portugal? Foi o que aconteceu a inúmeras pessoas que nasceram depois de 1981, quando a lei da nacionalidade foi alterada.«Renegados» é como se sentem estes filhos de uma pátria que os excluiu. Para ver, esta quarta-feira, no Jornal da Noite da SIC.

• "A nossa guerra não deixou heróis, só vilões e vítimas"

Luaty Beirão é o rosto mais visível de um movimento de contestação ao regime angolano que começou em 2011, ano da Primavera árabe. Mas a par dos 15+2, mediatizados num processo que os condenou por lerem um livro, outros activistas arriscam diariamente a liberdade.