sicnot

Perfil

Mundo

Não vai haver operações terrestres russas "agora" na Síria, diz Putin

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse numa entrevista difundida na televisão norte-americana que Moscovo não estava a planear operações terrestes na Síria "agora", mas que iria intensificar o seu apoio ao líder sírio, Bashar al-Assad.

Putin entrevistado pela televisão norte-americana CBS.

Putin entrevistado pela televisão norte-americana CBS.

© RIA Novosti / Reuters

Vladimir Putin falava no domingo no programa "60 Minutos" da CBS, na véspera do seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, onde se espera que defenda o homem forte da Síria, escreve a agência AFP.

Recentemente, o Presidente da Rússia ordenou a instalação de aviões de guerra e diverso material bélico na Síria.

Segundo os EUA, a Rússia terá enviado até 28 caças para uma base aérea de Latakia e tem em funcionamento 'drones' que já estão a efetuar operações de vigilância.

O reforço da presença militar de Moscovo na Síria deu origem a notícias de que a Rússia planeia levar a cabo ataques contra o autoproclamado Estado Islâmico e outros grupos radicais.

Putin disse, porém, que este não era o caso -- pelo menos imediatamente: "A Rússia não vai participar em nenhuma das operações do exército no território da Síria ou em qualquer outro estado. Bem, pelo menos não estamos a planear isso agora", disse à CBS, por intermédio de um tradutor.

"Mas estamos a considerar intensificar o nosso trabalho com o Presidente Assad e com os nossos parceiros noutros países", acrescentou.

O Presidente da Rússia reúne-se na segunda-feira com o Presidente dos EUA, Barack Obama, e espera-se que dois dos temas do encontro sejam a crise síria e o conflito na Ucrânia.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.