sicnot

Perfil

Mundo

Dois mortos e mais de 300 feridos em Taiwan devido a tufão Dujuan

Duas pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas em Taiwan devido ao tufão Dujuan, informaram hoje as autoridades locais.

© Pichi Chuang / Reuters


Por outro lado, quase meio milhão de pessoas continuam sem eletricidade em Taiwan, depois de a tempestade ter deixado um rastro de destruição.

Muitos dos feridos em Taiwan foram atingidos por destroços levados pelo vento ou viram-se envolvidos em acidentes de trânsito, disso o Centro de Operações de Emergência, fixando o número de mortos em dois e o de feridos em 324.

Os ventos fortes arrancaram várias árvores e as chuvas intensas provocaram deslizamentos de terras.

Mais de 12.000 pessoas tiveram de ser deslocadas e quase 3.000 estão em alojamento temporário.

O Dujuan chegou hoje à cidade costeira chinesa de Putian, mas não há ainda registo de estragos, de acordo com agência oficial Xinhua.

hina em alerta máximo perante aproximação do tufão Dujuan

As autoridades chinesas decretaram hoje o alerta máximo para o sudeste do país perante a chegada do tufão Dujuan, que causou dois mortos e cerca de 300 feridos em Taiwan, informou a agência Xinhua.

Cerca de meio milhão de pessoas ficaram sem eletricidade em Taiwan, após a destruição causada pelo tufão no norte da ilha.

O vento forte arrancou tetos e abateu árvores, enquanto a chuva provocou o deslizamento de terras.

Mais de 12 mil pessoas foram entretanto retiradas das suas casas e cerca de 3.000 transportadas para abrigos, segundo as autoridades.

Nas províncias chinesas de Zhejiang e Fujian, dezenas de milhares de barcos tiveram de retornar à costa. Em Fujian, todos os voos para hoje foram cancelados.

Após passar por Fujian, o tufão diminuirá de intensidade e atingirá a província vizinha de Jiangxi já como depressão tropical.

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45

    País

    Durante a abertura do ano judicial, a Procuradora-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal aproveitaram para deixar um recado à ministra da Justiça: é urgente aprovar o novo estatuto de juízes e magistrados. O presidente do Supremo diz que é injusta a má imagem da Justiça e pediu contenção aos magistrados.

  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38