sicnot

Perfil

Mundo

Edward Snowden abre conta no Twitter e garante 250 mil seguidores em duas horas

Edward Snowden, o antigo operador informático contratado pelos serviços de segurança norte-americanos, abriu hoje uma conta na rede social Twitter e garantiu 250 mil seguidores na rede social em apenas duas horas.

Snowden optou por registar em primeiro lugar a conta da Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana, onde foi funcionário.

"Conseguem ouvir-me agora (Can you hear me now)?", pergunta no seu primeiro 'tweet', publicado cerca das 17:00 (hora de Lisboa), e rapidamente reencaminhado por milhares de seguidores.

"Antes, trabalhava para o governo. Hoje, trabalho para o público", explica na sua biografia no Twitter aquele que, refugiado na Rússia, se apresenta como diretor da Fundação "Freedom of the press".

O Intercept, o jornal digital dirigido por Glenn Greenwald, jornalista que obteve um prémio Pulitzer por ter publicado as revelações de Edward Snowden sobre o vasto sistema de espionagem da agência de informações norte-americana NSA, confirmou a autenticidade da conta de Snowden.

"Segundo Ben Wizner, o advogado de Snowden, o próprio Snowden controlará a sua conta", escreve o Intercept.

Procurado por espionagem e roubo de documentos que são propriedade do Estado, o informático arrisca até 30 anos de prisão nos Estados Unidos.

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:57

    País

    O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje chuva fraca a norte do sistema Montejunto-Estrela com subidada temperatura mínima. Céu muito nublado ou encoberto, apresentando-se em geral pouco nublado no Baixo Alentejo e no Algarve até meio da manhã. Períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, mais frequentes no Minho e Douro Litoral e a partir da tarde.

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.