sicnot

Perfil

Mundo

Edward Snowden abre conta no Twitter e garante 250 mil seguidores em duas horas

Edward Snowden, o antigo operador informático contratado pelos serviços de segurança norte-americanos, abriu hoje uma conta na rede social Twitter e garantiu 250 mil seguidores na rede social em apenas duas horas.

Snowden optou por registar em primeiro lugar a conta da Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana, onde foi funcionário.

"Conseguem ouvir-me agora (Can you hear me now)?", pergunta no seu primeiro 'tweet', publicado cerca das 17:00 (hora de Lisboa), e rapidamente reencaminhado por milhares de seguidores.

"Antes, trabalhava para o governo. Hoje, trabalho para o público", explica na sua biografia no Twitter aquele que, refugiado na Rússia, se apresenta como diretor da Fundação "Freedom of the press".

O Intercept, o jornal digital dirigido por Glenn Greenwald, jornalista que obteve um prémio Pulitzer por ter publicado as revelações de Edward Snowden sobre o vasto sistema de espionagem da agência de informações norte-americana NSA, confirmou a autenticidade da conta de Snowden.

"Segundo Ben Wizner, o advogado de Snowden, o próprio Snowden controlará a sua conta", escreve o Intercept.

Procurado por espionagem e roubo de documentos que são propriedade do Estado, o informático arrisca até 30 anos de prisão nos Estados Unidos.

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11

    Mundo

    Um barco de turismo naufragou na Colômbia, ontem à tarde. A bordo estavam cerca de 170 passageiros. Há pelo menos seis mortos confirmados e 28 pessoas continuam desaparecidas. O barco afundou-se ao largo de uma barragem, perante o olhar incrédulo de dezenas de pessoas.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.