sicnot

Perfil

Mundo

Edward Snowden abre conta no Twitter e garante 250 mil seguidores em duas horas

Edward Snowden, o antigo operador informático contratado pelos serviços de segurança norte-americanos, abriu hoje uma conta na rede social Twitter e garantiu 250 mil seguidores na rede social em apenas duas horas.

Snowden optou por registar em primeiro lugar a conta da Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana, onde foi funcionário.

"Conseguem ouvir-me agora (Can you hear me now)?", pergunta no seu primeiro 'tweet', publicado cerca das 17:00 (hora de Lisboa), e rapidamente reencaminhado por milhares de seguidores.

"Antes, trabalhava para o governo. Hoje, trabalho para o público", explica na sua biografia no Twitter aquele que, refugiado na Rússia, se apresenta como diretor da Fundação "Freedom of the press".

O Intercept, o jornal digital dirigido por Glenn Greenwald, jornalista que obteve um prémio Pulitzer por ter publicado as revelações de Edward Snowden sobre o vasto sistema de espionagem da agência de informações norte-americana NSA, confirmou a autenticidade da conta de Snowden.

"Segundo Ben Wizner, o advogado de Snowden, o próprio Snowden controlará a sua conta", escreve o Intercept.

Procurado por espionagem e roubo de documentos que são propriedade do Estado, o informático arrisca até 30 anos de prisão nos Estados Unidos.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22