sicnot

Perfil

Mundo

Edward Snowden abre conta no Twitter e garante 250 mil seguidores em duas horas

Edward Snowden, o antigo operador informático contratado pelos serviços de segurança norte-americanos, abriu hoje uma conta na rede social Twitter e garantiu 250 mil seguidores na rede social em apenas duas horas.

Snowden optou por registar em primeiro lugar a conta da Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana, onde foi funcionário.

"Conseguem ouvir-me agora (Can you hear me now)?", pergunta no seu primeiro 'tweet', publicado cerca das 17:00 (hora de Lisboa), e rapidamente reencaminhado por milhares de seguidores.

"Antes, trabalhava para o governo. Hoje, trabalho para o público", explica na sua biografia no Twitter aquele que, refugiado na Rússia, se apresenta como diretor da Fundação "Freedom of the press".

O Intercept, o jornal digital dirigido por Glenn Greenwald, jornalista que obteve um prémio Pulitzer por ter publicado as revelações de Edward Snowden sobre o vasto sistema de espionagem da agência de informações norte-americana NSA, confirmou a autenticidade da conta de Snowden.

"Segundo Ben Wizner, o advogado de Snowden, o próprio Snowden controlará a sua conta", escreve o Intercept.

Procurado por espionagem e roubo de documentos que são propriedade do Estado, o informático arrisca até 30 anos de prisão nos Estados Unidos.

Lusa

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.