sicnot

Perfil

Mundo

França abre inquérito penal contra regime de Al-Assad por crimes de guerra

Um inquérito penal por "crimes de guerra" foi aberto em França contra o regime de Bashar al-Assad, por abusos realizados na Síria entre 2011 e 2013, soube a agência AFP de várias fontes.

© Mohammed Salem / Reuters

A procuradoria de Paris abriu em 15 de setembro um inquérito preliminar por "crimes de guerra", anunciou uma fonte conhecedora do assunto, informação confirmada por uma fonte diplomática.

O inquérito baseou-se designadamente no testemunho de "César", um ex-fotógrafo da polícia militar síria que fugiu da Síria em julho de 2013, transportando 55 mil fotografias escabrosas de corpos torturados.

Lusa

  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • Bispo vermelho

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.