sicnot

Perfil

Mundo

Não partilhe, a mensagem é falsa

Nos próximos dias é bem provável que veja, no mural dos seus amigos, uma mensagem sobre alterações das regras de privacidade no Facebook. Não se incomode. A mensagem é falsa, logo, de nada lhe vale fazer "copy/paste" do texto.

O Facebook lança, na próxima semana, o Notify, uma aplicação que inclui conteúdos de vários meios de comunicação social.

O Facebook lança, na próxima semana, o Notify, uma aplicação que inclui conteúdos de vários meios de comunicação social.

© Dado Ruvic / Reuters

Não há, nem se vislumbram, mudanças na privacidade do Facebook. Por isso, se se sentir tentado em partilhar mensagens como esta:

As of September 28th , 2015 at 10:50p.m. Eastern standard time, I do not give Facebook or any entities associated with Facebook permission to use my pictures, information, or posts, both past and future. By this statement, I give notice to Facebook it is strictly forbidden to disclose, copy, distribute, or take any other action against me based on this profile and/or its contents. The content of this profile is private and confidential information. The violation of privacy can be punished by law (UCC 1-308- 1 1 308-103 and the Rome Statute). NOTE: Facebook is now a public entity. All members must post a note like this. If you prefer, you can copy and paste this version. If you do not publish a statement at least once it will be tactically allowing the use of your photos, as well as the information contained in the profile status updates.

ou, em português, como esta:

O Facebook é agora uma entidade de capital aberto. Recomenda-se a todos os membros que afixem um aviso semelhante a este, ou se preferir pode copiar e colar esta versão. Se não publicar tal declaração pelo menos uma vez, então está indirectamente permitindo o uso público de itens como suas fotos e as informações contidas em suas actualizações de status.
AVISO DE PRIVACIDADE: Aviso - qualquer pessoa e / ou instituição e / ou agente e / ou Agência de qualquer estrutura governamental, incluindo, de qualquer país, NÃO tem a minha permissão para utilizar qualquer uma das informações do meu perfil, nem qualquer parte do conteúdo aqui contida, incluindo, nem aos e comentários feitos sobre as minhas fotos ou qualquer outra "imagem" de arte e/ou qualquer informação, desabafo ou o quer que seja publicado no meu perfil. Você está aqui notificado que está estritamente proibido de revelar, copiar, distribuir, divulgar ou tomar qualquer outra ação contra mim em relação a este perfil e os conteúdos do mesmo. As proibições anteriores também se aplicam a seu empregado, agente de estudante, ou qualquer pessoal sob sua direção ou controle. O conteúdo deste perfil é privado e as informações confidenciais e sigilosas. A violação da minha privacidade pessoal é punível por lei. UCC 1-103 1-308.

Não se incomode. São falsas mas arriscam-se a torna-se virais. É assim desde 2012. De vez em quando aparecem. São "fenómenos" para os quais ainda não "há explicação".

Quanto à privacidade do Facebook, convém saber que é o utilizador quem controla o que é visto por estranhos no seu mural. Há várias opções de privacidade disponibilizadas: o mais "básico" de segurança começa na própria publicação. Pode optar por torná-la pública (através do ícone a simbolizar a Terra), apenas para amigos (aqui é ainda possível selecionar que amigos podem ver e quem não pode) ou, até, apenas visível para si (a opção apenas eu).

Em caso de dúvida, o melhor mesmo é não partilhar de todo.

  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • Bispo vermelho

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.