sicnot

Perfil

Mundo

Obama reuniu-se com Raul Castro em Nova Iorque

O Presidente norte-americano, Barack Obama, reuniu-se hoje com o seu homólogo cubano, Raul Castro, em Nova Iorque, à margem da Assembleia-Geral da ONU, onde ambos defenderam o levantamento do embargo a Cuba.

© Kevin Lamarque / Reuters

Sorridentes, os dois deram um aperto de mão caloroso no início do seu encontro na sede das Nações Unidas.

Trata-se do seu segundo encontro depois daquele, histórico, realizado em abril no Panamá, à margem da Cimeira das Américas.

Os Estados Unidos e Cuba iniciaram em dezembro de 2014 uma aproximação, pondo termo a mais de meio século de tensões herdadas da guerra fria. Restabeleceram relações diplomáticas em julho.

O Presidente cubano, de 84 anos, exigiu na ONU o levantamento do embargo económico norte-americano imposto ao seu país há mais de 50 anos, argumentando que tal embargo é prejudicial "para os interesses dos cidadãos e das empresas norte-americanas".

Os Estados Unidos aligeiraram as restrições comerciais que pesam sobre Cuba, sem todavia pôr fim ao embargo.

Obama é a favor desta medida mas confronta-se com a oposição do Congresso, onde os republicanos, maioritários, continuam contra a aproximação com Cuba.

"A mudança em Cuba não acontecerá da noite para o dia, mas estou confiante em que a abertura, e não a coartação, favorecerá as reformas e melhorará a vida dos cubanos", sustentou o Presidente dos Estados Unidos na segunda-feira, no discurso proferido na tribuna da ONU.

Lusa

  • Papa diz que espera pelo fim do embargo dos EUA a Cuba
    0:40

    Mundo

    O Papa Francisco chegou esta terça-feira aos Estados Unidos. O avião em que viajou desde Cuba aterrou na base militar de Andrews, que serve a cidade de Washington. É pela capital que o Papa inicia a visita oficial aos Estados Unidos, onde foi recebido, à chegada, por Barack Obama e pela família do Presidente norte-americano. Em Washington, o Papa Francisco vai ainda discursar no Congresso norte-americano e canonizar um missionário espanhol. Depois, segue para Nova Iorque, onde vai celebrar uma missa em memória das vítimas dos atentados do 11 de setembro. A agenda muito preenchida desta visita de 6 dias termina em Fidadélfia. Ainda a bordo do avião, o Papa aproveitou a viagem de Cuba para os Estados Unidos para responder às perguntas dos jornalistas. Francisco disse esperar que o restabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países possa conduzir ao fim do embargo americano a Cuba.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.