sicnot

Perfil

Mundo

Refugiados, violência doméstica e o mar marcam discurso de Cavaco na sede da ONU

Refugiados, violência doméstica e o mar marcam discurso de Cavaco na sede da ONU

Com algumas horas de atraso por causa das várias intervenções de chefes de Estado, Cavaco Silva também discursou na Assembleia Geral das Nações Unidas. A situação dos refugiados, a violência sobre as mulheres e a sustentabilidade dos oceanos foram os pontos fortes do discurso que o Presidente da República fez em Nova Iorque.

Hoje o Presidente da República encontra-se, em Nova Iorque, com PM de Timor-Leste e comunidade portuguesa

Depois de segunda-feira ter participado na sessão de abertura da 70.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, regressa hoje à sede da organização para participar na abertura da cimeira dos líderes sobre a luta contra o terrorismo e o extremismo violento, convocada pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama.

Ainda durante a manhã, Cavaco Silva terá encontros bilaterais com os seus homólogos do Kosovo, Paraguai e Colômbia.

Depois do almoço, pelas 15:00 locais, o Presidente da República terá um encontro com o primeiro-ministro de Timor-Leste. Esta será a primeira vez que Cavaco Silva estará com Rui Maria de Araújo, no cargo desde fevereiro.

Ao final da tarde, o Presidente da República partirá para Newark, onde se irá encontrar com a comunidade portuguesa. No último grande encontro do chefe de Estado com as comunidades estarão presentes portugueses e luso-descendentes oriundos de vários Estados norte-americanos da Costa Leste.

Lusa

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.