sicnot

Perfil

Mundo

Cavaco Silva manifesta "grande orgulho" na comunidade portuguesa de Newark

Cavaco Silva manifesta "grande orgulho" na comunidade portuguesa de Newark

Cavaco Silva deixou ontem um adeus sentido aos portugueses de Newark, realçando o papel da comunidade no relacionamento com os Estados Unidos. O Presidente da República foi ainda foi nomeado "adjunto do sheriff", perante cerca de 1500 pessoas que acorreram ao Centro de Artes de New Jersey.

O Presidente da República manifestou hoje o seu "grande orgulho" na comunidade portuguesa de Newark e da costa leste dos Estados Unidos da América, considerando que a "chama de Portugal" está bem viva naquele lado do mundo.

"Tenho um grande, grande orgulho na comunidade portuguesa de Newark e na comunidade portuguesa da costa leste, tenho um imenso orgulho como português por tudo aquilo que os portugueses e os lusodescendentes têm feito neste grande país nosso amigo que é os Estados Unidos da América", afirmou Aníbal Cavaco Silva, num encontro com a comunidade portuguesa, na terça-feira à noite em Newark, Nova Jérsia.

Num discurso feito um pouco em tom de "despedida", Cavaco Silva lembrou que "a chama de Portugal" está viva nos Estados Unidos e sublinhou a forma como a comunidade portuguesa e de luso-descendentes tem ganhado respeito ao longo dos anos nos mais variados setores da sociedade americana, da cultura à ciência, passando pela educação e a política.

Falando perante algumas centenas de portugueses e luso-descendente, o chefe de Estado português, que termina o seu segundo mandato em Belém em março do próximo ano, recordou o compromisso assumido há quase dez anos de sempre que se desloca ao estrangeiro se encontrar com as comunidades portuguesas.

"Tenho ao longo destes dois mandatos feito o possível para aproximar as comunidades do país de origem", disse, referindo os encontros que teve nos mais variados pontos do mundo, na Europa, em África, na Ásia, América Latina ou Canadá.

"Temos de fazer mais para aproximar as comunidades espalhadas pelo mundo de Portugal", enfatizou.

Sobre a comunidade residente nos Estados Unidos, o Presidente da República deixou vários elogios, sublinhando o contributo "muito forte" que tem dado para a aproximação com Portugal, projetando a imagem de um país de "que todos se devem orgulhar".

"Nesta ocasião, resta-me dirigir uma palavra de obrigado pela forma como têm sabido honrar Portugal aqui nos Estados Unidos", insistiu, agradecendo também a forma como sempre foi acolhido pela comunidade portuguesa, "mesmo quando não tinha funções políticas".

O encontro com a comunidade portuguesa foi um dos últimos pontos de agenda da visita de três dias do Presidente da República a Nova Iorque, a onde se deslocou por ocasião da abertura da 70.ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Com o regresso a Portugal marcado para o final da tarde de quarta-feira, o Presidente da República deverá ainda visitar o MoMA (museu de arte moderna) durante a manhã.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.