sicnot

Perfil

Mundo

Homem linchado na Índia por comer carne de vaca

Um homem foi linchado na Índia alegadamente por consumir carne de vaca. O incidente aconteceu a menos de 50 quilómetros de Nova Deli, onde Mohammad Akhlaq vivia com a família.

Reuters

Mohammad Akhlaq, um agricultor de 50 anos, foi pontapeado e agredido com pedras por um grupo de homens em Dadri, estado de Uttar Pradesh, na Índia. O filho de 22 anos ficou gravemente ferido e deu entrada no hospital. Seis suspeitos foram detidos.

A família de Akhlaq garante que tinha no seu frigorífico carne de borrego e não de vaca. A polícia confiscou a carne, para futura análise.

"Alguns locais espalharam rumores de que os Akhlaq tinham carne de vaca em casa e que matavam vacas. Seguindo os rumores, eles atacarm a sua casa", explicou o chefe da polícia ao jornal local.

O abate de vacas é um tema sensível na Índia, já que o animal é considerado sagrado pelos hindus - cerca de 80% da população do país.

Uttar Pradesh é um dos Estados com leis muito restritivas sobre o abate e consumo de vaca.

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite