sicnot

Perfil

Mundo

Nicolás Maduro denuncia na ONU alegada operação contra a Venezuela

O Presidente venezuelano Nicolás Maduro denunciou nas Nações Unidas que está em curso uma operação contra o seu país e pediu à comunidade internacional para estar alerta face à proximidade das eleições gerais de dezembro no seu país.

Richard Drew

"Peço ao mundo para estar muito atento a qualquer tentativa de perturbar a vida política da Venezuela", disse Maduro na sua intervenção feita terça-feira perante a 70.ª Assembleia-Geral da ONU.

O chefe de Estado venezuelano considerou que está em curso o que denominou de "operação alicate" contra o seu país, para criar conflitos fronteiriços com a Colômbia e a Guiana.

As declarações de Nicolás Maduro foram feitas um dia depois de a Guiana acusar a Venezuela de recorrer a técnicas de "intimidação" e de "agressão", pelo que pediu à organização uma solução definitiva para o diferendo territorial entre os dois países, numa zona onde a petrolífera norte-americana Exxon Mobil descobriu uma importante jazida de petróleo.

Relativamente à Colômbia, cujas fronteiras a Venezuela Nicolás Maduro decidiu encerrar desde 24 de agosto, por 60 dias, para combater grupos paramilitares, o narcotráfico e o contrabando, o Presidente venezuelano recordou que há cerca de uma semana reuniu-se em Quito com o seu homólogo colombiano Juan Manuel Santos.

Ainda durante a sua intervenção, Maduro defendeu uma "transformação profunda" da ONU, uma "nova geopolítica" em que, disse, "se imponha a verdade dos povos".

Por outro lado instou o Presidente dos EUA, Barack Obama, a derrogar as sanções em vigor contra funcionários do Governo venezuelano e um recente decreto que considera a Venezuela uma ameaça para a segurança interna norte-americana.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.