sicnot

Perfil

Mundo

Conselho da Europa preocupado com aumento de racismo na Alemanha

O Conselho da Europa está preocupado com o aumento do racismo na Alemanha e o crescimento alarmante das expressões públicas de xenofobia no país. Isto numa altura em que a Alemanha recebe milhares de refugiados.

© Fabian Bimmer / Reuters

Num relatório publicado hoje o comité consultivo da União para a Defesa dos Direitos Humanos e Proteção das Minorias afirma categoricamente que "as manifestações de antissemitismo contra os ciganos e os sentimentos de islamofobia contra os imigrantes estão a crescer. Assim como os ataques contra os requerentes de asilo.

"Um dos movimentos que mais tem crescido registou um pico no início deste ano, com 25 mil participantes inscritos e manifestações em Dresden e em várias cidades alemãs contra a ocidentalização do Ocidente.

Apesar da importância das contramanifestaçãos o conselho da Europa diz que são necessários esforços significativos para promover um clima de tolerância e diálogo intercultural na Alemanha.

  • Cachalote-pigmeu morreu pouco tempo depois de dar à costa em Lisboa
    1:13
  • Presidente da República apoia reforma "quanto antes" do Tribunal de Contas
    1:13

    País

    O Presidente da República defendeu esta manhã uma reforma do Tribunal de Contas para que se adeque a lei que prevê o controlo das entidades públicas. Para Marcelo Rebelo de Sousa, se a lei der melhores meios de controlo e for de mais rápida aplicação, vai dissuadir casos de má gestão de dinheiros públicos que acabam por resultar em crimes.

  • PSD compara SNS a um "cenário de guerra", Centeno desdramatiza
    2:44

    Economia

    O ministro das Finanças esteve esta amanhã no Parlamento e voltou a não comprometer-se com aumentos salariais na função pública no próximo ano. Deu mesmo a entender que a medida não é prioritária. A discussão passou também pelo Serviço Nacional de Saúde. Centeno desdramatizou as carências mas o PSD comparou o que s passa a um cenário de guerra.