sicnot

Perfil

Mundo

Conselho da Europa preocupado com aumento de racismo na Alemanha

O Conselho da Europa está preocupado com o aumento do racismo na Alemanha e o crescimento alarmante das expressões públicas de xenofobia no país. Isto numa altura em que a Alemanha recebe milhares de refugiados.

© Fabian Bimmer / Reuters

Num relatório publicado hoje o comité consultivo da União para a Defesa dos Direitos Humanos e Proteção das Minorias afirma categoricamente que "as manifestações de antissemitismo contra os ciganos e os sentimentos de islamofobia contra os imigrantes estão a crescer. Assim como os ataques contra os requerentes de asilo.

"Um dos movimentos que mais tem crescido registou um pico no início deste ano, com 25 mil participantes inscritos e manifestações em Dresden e em várias cidades alemãs contra a ocidentalização do Ocidente.

Apesar da importância das contramanifestaçãos o conselho da Europa diz que são necessários esforços significativos para promover um clima de tolerância e diálogo intercultural na Alemanha.

  • Atacantes de Barcelona "não estão a caminho da nossa fronteira"
    7:00

    Ataque em Barcelona

    O diretor da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária esteve esta sexta-feira no Jornal da Noite para falar sobre o duplo atentado em Espanha. Luís Neves diz que o nível de ameaça em Portugal, perante os ataques, não foi alterado porque "não se detectou que tenha existido informação que possa colocar o nosso território em perigo".