sicnot

Perfil

Mundo

Furacão 'Jaquín' sobe intensidade para categoria 3 no leste das Bahamas

O furacão 'Joaquín' transformou-se hoje num ciclone de categoria 3 no leste das Bahamas, com ventos de até 185 quilómetros por hora, informou hoje o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).

© NOAA NOAA / Reuters


No seu boletim das 03:00 GMT (04:00 em Lisboa), o Centro Nacional de Furacões norte-americano informou que o 'Joaquín' encontrava-se a cerca de 145 quilómetros a leste da ilha de San Salvador, no arquipélago das Bahamas, na latitude 23.8 norte e longitude 73.1 oeste.

Tal como previsto, o 'Joaquín' ganhou força esta noite no leste das Bahamas e atingiu a categoria 3 na escala Saffir-Simpson, de um máximo de cinco.

O furacão, o terceiro da temporada no Atlântico, moveu-se nas últimas horas em direção sul à velocidade de nove quilómetros por hora, pero prevê-se que mude de direção para noroeste e norte esta noite ou na sexta-feira.

O centro meteorológico, com sede em Miami, prevê que o furacão se mova em direção às Bahamas esta mesma noite ou na sexta-feira, seguindo depois pelo Atlântico até ao norte.

Lusa

  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.