Mini-porcos geneticamente modificados vendidos na China como animais de estimação

Pequenos porcos inicialmente criados em laboratório para investigação vão agora ser produzidos para serem comercializados na China. As críticas não se fizeram esperar, com vários cientistas a criticar a utilização da tecnologia para fins frívolos.

BGI

Geneticamente modificados a partir de uma raça de porcos pequena - Bama, que pesam entre 30 a 50 kg - este mini-porcos têm cerca de 15 kg. Foram inicialmente criados pelo Beijing Genomics Institute (BGI) para estudar as doenças que afetam os seres humanos.

A 23 de setembro, a BGI anunciou que vai começar a vender os animais, a 1600 dólares cada - cerca de 1400 euros. Os potenciais donos poderão ainda escolher as cores e padrões do pelo do mini-porco.

Vários cientistas manifestaram preocupações éticas com a utilização de técnicas de alteração de genes sem ser para fins científicos. "É questionável se podemos ter este tipo de impacto na vida, saúde e bem estar de outro animal deste planeta assim de ânimo leve", sublinha o investigador e geneticista alemão Jens Boch à revista Nature.

• Confrontos entre gangues rivais na prisão brasileira de Natal

Dois gangues rivais entraram em confronto na Penitenciária de Alcaçuz, a mesma onde morreram 26 presos num motim esta semana, avança a agência France Press. O site da Globo refere que há um morto e sete feridos. O Exército já foi chamado a intervir.

Em desenvolvimento

• As crianças e o frio. O que vestir

O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

• Transportes públicos de Cascais vão ficar mais baratos

Os transportes públicos de Cascais vão ficar mais baratos já a partir do próximo mês e a poupança nos passes combinados pode chegar até aos 12 euros por mês. Para além disso, foram criados 1280 lugares de estacionamento gratuito junto às estações da CP e Governo reafirma ainda que a linha será alvo de obras de melhoramentos este ano. Em 2016 passaram pela linha de Cascais 25 milhões de passageiros, mais 2,9% que no ano anterior.

• Edíficio histórico de Teerão desmorona-se durante incêndio
  • Cantora da Lambada encontrada morta carbonizada

Cultura

A cantora brasileira Loalwa Braz Vieira, ícone da Lambada do fim dos anos 80 e intérprete da música "Chorando se foi", foi encontrada morta num carro incendiado em Saquarema, Rio de Janeiro. A notícia é avançada pela Globo.