Mini-porcos geneticamente modificados vendidos na China como animais de estimação

Pequenos porcos inicialmente criados em laboratório para investigação vão agora ser produzidos para serem comercializados na China. As críticas não se fizeram esperar, com vários cientistas a criticar a utilização da tecnologia para fins frívolos.

BGI

Geneticamente modificados a partir de uma raça de porcos pequena - Bama, que pesam entre 30 a 50 kg - este mini-porcos têm cerca de 15 kg. Foram inicialmente criados pelo Beijing Genomics Institute (BGI) para estudar as doenças que afetam os seres humanos.

A 23 de setembro, a BGI anunciou que vai começar a vender os animais, a 1600 dólares cada - cerca de 1400 euros. Os potenciais donos poderão ainda escolher as cores e padrões do pelo do mini-porco.

Vários cientistas manifestaram preocupações éticas com a utilização de técnicas de alteração de genes sem ser para fins científicos. "É questionável se podemos ter este tipo de impacto na vida, saúde e bem estar de outro animal deste planeta assim de ânimo leve", sublinha o investigador e geneticista alemão Jens Boch à revista Nature.

• O resgate dos passageiros do naufrágio em Cascais
  • É importante que "as pessoas não tenham medo" de denunciar o tráfico humano

Manuel Albano, relator nacional para o tráfico de pessoas, concorda com a ideia de que é necessário continuar a investir na inspeção e na fiscalização para travar o tráfico de seres humanos, mas rejeita a denúncia do sindicato dos trabalhadores do SEF, que esta quinta-feira alertou para a "falta de controlo".

• Trocar a economia pela dança
  • Salas de consumo assistido previstas na lei há 17 anos
  • O que faz um guaxinim às duas da manhã num quartel de bombeiros?

Os animais são muitas vezes os protagonistas de histórias incríveis ou até insólitas. Desde o cão mais pequeno ao urso mais assustador. Desta vez, o principal interveniente é um guaxinim, que foi levado até um quartel de bombeiros por uma dona muito preocupada. Porquê? O animal estava sob o efeito de drogas.

SIC

• "Por vezes até as princesas da Disney ficam apavoradas"

A atriz norte-americana Patti Murin foi esta semana elogiada nas redes sociais por se preocupar com a sua saúde mental e não ter problemas em falar sobre o assunto. A artista faltou a um espetáculo da Disney, onde ia atuar, devido a um ataque de ansiedade.

• Presidente do Uganda quer proibir sexo oral

O Presidente do Uganda emitiu um aviso público durante um conferência de imprensa anunciando que vai banir a prática de sexo oral no país. Yoweri Museveni justifica o ato, explicando que "a boca serve para comer".