Mini-porcos geneticamente modificados vendidos na China como animais de estimação

Pequenos porcos inicialmente criados em laboratório para investigação vão agora ser produzidos para serem comercializados na China. As críticas não se fizeram esperar, com vários cientistas a criticar a utilização da tecnologia para fins frívolos.

BGI

Geneticamente modificados a partir de uma raça de porcos pequena - Bama, que pesam entre 30 a 50 kg - este mini-porcos têm cerca de 15 kg. Foram inicialmente criados pelo Beijing Genomics Institute (BGI) para estudar as doenças que afetam os seres humanos.

A 23 de setembro, a BGI anunciou que vai começar a vender os animais, a 1600 dólares cada - cerca de 1400 euros. Os potenciais donos poderão ainda escolher as cores e padrões do pelo do mini-porco.

Vários cientistas manifestaram preocupações éticas com a utilização de técnicas de alteração de genes sem ser para fins científicos. "É questionável se podemos ter este tipo de impacto na vida, saúde e bem estar de outro animal deste planeta assim de ânimo leve", sublinha o investigador e geneticista alemão Jens Boch à revista Nature.

• Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

• Castigos no Sporting são quatro infrações graves

Desporto

Além da suspensão do presidente do Sporting por quase quatro meses, sabe-se agora que Bruno de Carvalho e Octávio Machado foram punidos por quatro infrações graves cada um. A informação foi avançada pela presidente da Comissão de Instrutores da Liga de Clubes, Cláudia Viana, em entrevista à SIC, Este é um excerto da entrevista que vai ser transmitida na SIC Notícias às 16:30.

Exclusivo SIC

• Descoberta nova espécie de tiranossauro

Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

• Juncker reprova com ironia apoio de Trump

Brexit

O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

• "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

• Fomos conhecer o novo Samsung S8