sicnot

Perfil

Mundo

Pessoas mais altas têm maior risco de cancro

Um estudo sueco relaciona a altura com um maior probabilidade de desenvolvimento de cancro da mama ou de pele.

A brasileira Elisany Silva tem 14 anos e mede 2.06 metros.

A brasileira Elisany Silva tem 14 anos e mede 2.06 metros.

© Paulo Santos / Reuters

Por cada 10 cm extra de altura, o risco aumenta em 18% nas mulheres e em 11% nos homens, revela a investigação que examinou 5 milhões de pessoas e que foi apresentado numa conferência da European Society for Paediatric Endocrinology.

Os investigadores do Instituto Karolinska em Estocolmo explicaram que acompanharam um grupo de suecos durante mais de 50 anos. As mulheres mais altas tinham mais 20% de probabilidade de desenvolver cancro da mama, homens e mulheres mais altos tinham mais 30% de risco de melanoma.

Estudos anteriores tinham já demonstrado este aumento de probabilidades, embora não se saiba ainda o porquê. Os cientistas afirmam que a altura não é a causa de desenvolvimento de cancros, mas as pessoas mais altas têm factores de crescimento mais elevados e mais células no seu corpo - o que aumenta o rsico de uma delas se "transformar" em cancro - e mais necessidade de ingerir alimentos - outro factor que aumenta os riscos.

"Um cancro surge após mutações de uma única célula. Pessoas maiores têm mais células", explica à BBC Dorothy Bennett, responsável pelo centro de investigação de células na Universidade St George em Londres.

  • Nascentes do Douro e Tejo estão praticamente secas
    2:55
  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12
  • Isabel II e Filipe de Edimburgo celebram 70 anos de casamento
    0:44

    Mundo

    A rainha Isabel II de Inglaterra e Filipe de Edimburgo celebram hoje 70 anos de casamento. Em dia de comemoração, o Palácio de Buckingham divulgou novas fotografias do casal cuja união é a mais duradora dentro das casas reais. Isabel casou com 21 anos. Seis anos depois foi coroada rainha por ocasião da morte do pai. A rainha e o marido têm quatro filhos, entre eles o herdeiro ao trono, Carlos, oito netos e cinco bisnetos.

  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36