sicnot

Perfil

Mundo

Pessoas mais altas têm maior risco de cancro

Um estudo sueco relaciona a altura com um maior probabilidade de desenvolvimento de cancro da mama ou de pele.

A brasileira Elisany Silva tem 14 anos e mede 2.06 metros.

A brasileira Elisany Silva tem 14 anos e mede 2.06 metros.

© Paulo Santos / Reuters

Por cada 10 cm extra de altura, o risco aumenta em 18% nas mulheres e em 11% nos homens, revela a investigação que examinou 5 milhões de pessoas e que foi apresentado numa conferência da European Society for Paediatric Endocrinology.

Os investigadores do Instituto Karolinska em Estocolmo explicaram que acompanharam um grupo de suecos durante mais de 50 anos. As mulheres mais altas tinham mais 20% de probabilidade de desenvolver cancro da mama, homens e mulheres mais altos tinham mais 30% de risco de melanoma.

Estudos anteriores tinham já demonstrado este aumento de probabilidades, embora não se saiba ainda o porquê. Os cientistas afirmam que a altura não é a causa de desenvolvimento de cancros, mas as pessoas mais altas têm factores de crescimento mais elevados e mais células no seu corpo - o que aumenta o rsico de uma delas se "transformar" em cancro - e mais necessidade de ingerir alimentos - outro factor que aumenta os riscos.

"Um cancro surge após mutações de uma única célula. Pessoas maiores têm mais células", explica à BBC Dorothy Bennett, responsável pelo centro de investigação de células na Universidade St George em Londres.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.