sicnot

Perfil

Mundo

Síria vai participar em conversações de paz na ONU

A Síria vai participar nas conversações preparatórias propostas pela ONU para o lançamento de negociações formais de paz, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros sírio, Walid Muallem.

© Carlo Allegri / Reuters

Muallem, que falava na Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, disse prever que as conversações, propostas pelo enviado das Nações Unidas Staffan de Mistura, são "consultas preliminares não-vinculativas".

"O papel dessas comissões é essencialmente trocar ideias e conduzirá a consultas preliminares não-vinculativas cujos resultados servirão para preparar o lançamento de Genebra 3", disse, referindo-se a uma terceira conferência de paz sobre a Síria.

As duas anteriores reuniões de Genebra saldaram-se num fracasso em 2014. No centro das divergências esteve a questão do papel do presidente sírio, Bashar al-Assad, numa transição política.

Walid Muallem frisou na sua intervenção que "a luta contra o terrorismo é uma prioridade para poder progredir noutros domínios", nomeadamente numa transição política.

"A Síria não pode aplicar medidas políticas relativas a eleições ou a uma Constituição enquanto o terrorismo continuar a atacar e a ameaçar a vida de civis inocentes", disse.

"A única maneira de chegar a uma solução política passa por um diálogo nacional entre sírios, sem ingerência estrangeira", reafirmou.

Staffan de Mistura propôs a realização de conversações entre os "principais atores" do conflito sírio em "quatro comissões de peritos", ou grupos de trabalho, cuja missão é encontrar uma base para relançar um processo de paz que permita pôr fim a quatro anos de conflito armado.

As conversações deverão incluir representantes dos Estados Unidos, Rússia, Arábia Saudita, Irão, Turquia e Egito.

O ministro sírio frisou, contudo, que não deve esperar-se muita flexibilidade de Damasco nessas conversações.

"Ninguém deve pensar que, depois dos sacrifícios feitos e da tenacidade demonstrada ao longo de mais de quatro anos, pode obter (do regime) através de meios políticos o que não conseguiu no campo de batalha", disse.

Lusa

  •  Aumenta a polémica sobre bombardeamentos russos na Síria
    1:57

    Mundo

    A polémica sobre os bombardeamentos russos na Síria está a aumentar. Civis de Homs dizem que caças bombardearam uma escola onde vivem refugiados e os Estados Unidos e a França acusam a Rússia de bombardear civis e rebeldes não-jihadistas. Por outro lado, Moscovo já veio garantir que foram atingidos alvos do Estado Islâmico.

  • Rússia bombardeia Raqqa, bastião do Estado Islâmico

    Daesh

    Aviões de combate russos bombardearam a cidade síria de Raqqa (nordeste), bastião dos jihadistas do grupo extremista Estado Islâmico (EI), e destruíram infraestruturas "utilizadas para treinar terroristas", anunciou hoje o Ministério da Defesa russo.

  • Opinião

    Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.