sicnot

Perfil

Mundo

Inundações no sul de França fazem 13 mortos, 6 desaparecidos

As inundações no sudoeste de França provocaram esta noite 13 mortes, estando seis pessoas desaparecidas, segundos os novos dados oficiais publicados pela Prefeitura dos Alpes Marítimos.

© Eric Gaillard / Reuters

"A maior parte dos desaparecidos está em subterrâneos de difícil acesso, pelo que a esperança de os encontrar com vida é muito limitada", disse à imprensa o subprefeito do departamento, Sébastian Humbert.

A "violência" das trovoadas registadas esta noite explica, para o responsável, o "elevado balanço humano" das inundações.

"Trata-se de precipitações excecionais e muito concentradas em zonas muito urbanas", sublinhou Humbert.

Acrescentou que o tráfego foi restabelecido nas autoestradas do departamento, que permaneceram cortadas durante boa parte da noite, mas que continuam encerradas todas as ligações ferroviárias.

Cerca de 29.000 casas permanecem privadas de eletricidade, devido aos danos causados pelas inundações.

O presidente francês, Fraçois Holande, viaja para a zona da tragédia acompanhado pelo ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, para mostrar de forma direta a solidariedade da nação com os afetados e visitará alguns lugares onde se registaram mortes, anunciou a Presidência.

Em algumas cidades, como Cannes, as autoridades efetuaram detenções porque algumas pessoas aproveitaram o caos para roubar.

O porta-voz do Ministério do Interior, Pierre-Henry Brandet, atribuiu um duro balanço de vítimas a "um fenómeno repentino, violento", em que em duas horas caíram mais de 175 litros por metro quadrado, o equivalente a dois meses de chuva na zona, segundo os serviços meteorológicos.

Lusa

  • Penélope Cruz diz que contos de fadas são muito machistas

    Cultura

    Penélope Cruz revelou recentemente o sentimento de descontentamento com os contos de fadas que, a seu ver, são muito machistas. A atriz de 43 anos confessou que lê as histórias aos filhos, Leonardo de sete anos e Luna de quatro, mas que opta por alterar sempre o final.

    SIC

  • Kurt Cobain homenageado no dia em que faria 51 anos

    Cultura

    No dia em que faria 51 anos, se estivesse vivo, Kurt Cobain foi homenageado pela viúva, Courtney Love, e a filha do casal, Frances Bean. Através de publicações no Instagram, mãe e filha lembraram o fundador, vocalista e guitarrista dos Nirvana, que vai ficar para sempre na história da música.

    SIC

  • Google Maps esconde mansão de Puigdemont na Bélgica

    Mundo

    Depois de fugir de Espanha, Carles Puigdemont refugiou-se na Bélgica para evitar uma possível extradição. O refúgio que encontrou foi uma mansão no município de Waterloo, por 4.400 euros ao mês. Agora, a pedido do ex-presidente do Governo da Catalunha, essa mesma mansão foi "apagada" do Google Maps.

    SIC

  • 50 empresas estão a recrutar na Universidade Católica
    1:46

    Economia

    A Universidade Católica de Lisboa reuniu 50 empresas nacionais e internacionais numa feira de emprego esta terça-feira e amanhã. As empresas procuram novos candidatos para os lugares que têm disponíveis nos departamentos de Economia, Finanças e Gestão.