sicnot

Perfil

Mundo

Papa defende a indissolubilidade do casamento e condena o divórcio

O Papa defendeu hoje a indissolubilidade do casamento e condenou o divórcio, ao inaugurar num tom muito severo o Sínodo dos Bispos sobre a família, "num contexto social e matrimonial muito difícil".

© Alessandro Bianchi / Reuters

Jorge Bergoglio, particularmente preocupado, comentou o evangelho numa Basílica de São Pedro completamente cheia, na abertura deste sínodo, que durará até 25 de outubro.

O papa reafirmou fortemente o dogma católico sobre o casamento, necessariamente celebrado entre um homem e uma mulher.

O que Deus uniu, o homem não pode separar, disse, citando o evangelho. Concretamente, "Deus uniu os corações de duas pessoas que se amam (...) na unidade e indissolubilidade", reafirmou o papa, num discurso muito firme, que deverá tranquilizar os mais conservadores no seio da Igreja.

E este casal não pode ser senão formado por um homem e uma mulher, segundo o pontífice. "Este é o sonho de Deus para sua bem amada criação: a vida a realizar-se na união de amor entre um homem e uma mulher", acrescentou Bergoglio.

A reafirmação desta "verdade" da Igreja acontece 24 horas depois da revelação de um destacado dignitário do Vaticano, que no sábado revelou a sua homossexualidade e denunciou "a homofobia institucionalizada" na Igreja Católica.

O Vaticano condenou imediatamente o gesto deste padre polaco, Krysztof Olaf Charamsa, qualificando-o de "muito grave e irresponsável", e afastou-o das funções que exercia junto da Congregação para a Doutrina da Fé, encarregue de zelar pelo bom respeito do dogma católico, à qual pertencia desde 2003.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.