sicnot

Perfil

Mundo

Confrontos na Guiné-Conacri fazem 1 morto e 80 feridos

Confrontos entre apoiantes do Governo da Guiné-Conacri e ativistas da oposição causaram pelo menos um morto e mais de 80 feridos, dias antes das eleições presidenciais, avançou uma organização de solidariedade.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuter

As autoridades declararam recolher obrigatório na cidade de N'Zerekore após confrontos no sábado à noite, o segundo maior episódio de violência no período que antecede as eleições de 11 de outubro.

"As nossas equipas, a trabalhar com a Cruz Vermelha guineense, ajudaram a equipa médica no hospital regional de N'Zerekore a assistir cerca de 80 pessoas feridas por tiros ou pedras", disse Olivier van Eyll, chefe da missão na Guiné da organização não-governamental Alima.

"Infelizmente, tivemos um morto entre os feridos", disse à AFP.

A violência na segunda maior cidade da Guiné-Conacri aconteceu depois de 17 pessoas terem ficado feridas em confrontos entre fações rivais na cidade de Koundara, em setembro, de acordo com testemunhas e forças de segurança.

Os problemas em N'Zerekore começaram na sexta-feira, durante uma visita do Presidente Alpha Conde, que está a tentar ser reeleito.

Comerciantes locais, muitos dos quais pertencem ao grupo étnico Fulani, tradicionalmente leal ao líder da oposição, Cellou Dalein Diallo, reagiram mal quando lhes pediram para fecharem as suas lojas para a chegada do Presidente.

"Isso foi o que atiçou o fogo", disse à AFP um polícia, sob condição de anonimato.

"Pedras foram atiradas e houve muitos feridos dos dois lados", descreveu uma testemunha.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.