sicnot

Perfil

Mundo

Confrontos na Guiné-Conacri fazem 1 morto e 80 feridos

Confrontos entre apoiantes do Governo da Guiné-Conacri e ativistas da oposição causaram pelo menos um morto e mais de 80 feridos, dias antes das eleições presidenciais, avançou uma organização de solidariedade.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Reuters Photographer / Reuter

As autoridades declararam recolher obrigatório na cidade de N'Zerekore após confrontos no sábado à noite, o segundo maior episódio de violência no período que antecede as eleições de 11 de outubro.

"As nossas equipas, a trabalhar com a Cruz Vermelha guineense, ajudaram a equipa médica no hospital regional de N'Zerekore a assistir cerca de 80 pessoas feridas por tiros ou pedras", disse Olivier van Eyll, chefe da missão na Guiné da organização não-governamental Alima.

"Infelizmente, tivemos um morto entre os feridos", disse à AFP.

A violência na segunda maior cidade da Guiné-Conacri aconteceu depois de 17 pessoas terem ficado feridas em confrontos entre fações rivais na cidade de Koundara, em setembro, de acordo com testemunhas e forças de segurança.

Os problemas em N'Zerekore começaram na sexta-feira, durante uma visita do Presidente Alpha Conde, que está a tentar ser reeleito.

Comerciantes locais, muitos dos quais pertencem ao grupo étnico Fulani, tradicionalmente leal ao líder da oposição, Cellou Dalein Diallo, reagiram mal quando lhes pediram para fecharem as suas lojas para a chegada do Presidente.

"Isso foi o que atiçou o fogo", disse à AFP um polícia, sob condição de anonimato.

"Pedras foram atiradas e houve muitos feridos dos dois lados", descreveu uma testemunha.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Avião divergiu para as Lajes devido a discussão a bordo

    País

    Um avião da companhia aérea British Airways divergiu hoje para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, devido a uma discussão a bordo entre um casal de passageiros e a tripulação, informou hoje a Força Aérea Portuguesa.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • Manifestações na Venezuela fazem 29 mortos
    1:22
  • Irmã da mulher mais pesada do mundo acusa hospital de mentir

    Mundo

    A irmã da mulher egípcia que se acreditava ser a mais pesada do mundo acusou os médicos de mentirem acerca da sua perda de peso. No entanto, o hospital que realizou a cirurgia bariátrica já respondeu às acusações, defendendo que a mulher pesa agora 172 quilos.

  • A nova mansão de Angelina Jolie

    Mundo

    A atriz Angelina Jolie terá comprado uma mansão que pertenceu ao realizador e produtor de cinema Cecil B. DeMille. A propriedade fica situada em Los Angeles, nos Estados Unidos, e terá sido vendida pelo valor de 23 milhões de euros.