Descoberta nova espécie de mamífero na Indonésia

Cientistas de vários países que estavam a trabalhar na Indonésia descobriram uma nova espécie de mamífero, chamado rato do nariz achatado, devido às suas características jamais antes observadas pelos cientistas.

maailm.postimees.ee/

Esta criatura foi descoberta numa região de montanha isolada na ilha de Sulawesi, no centro da Indonésia, informou o museu australiano de Victoria, cujos cientistas participaram nos trabalhos.

O rato, que tem o nome científico de Hyorhinomys stuempkei, tem "características nunca antes vistas pela ciência", acrescentou o museu, num comunicado hoje publicado.

Esta descoberta foi feita por uma equipa de cientistas da Indonésia, Austrália e dos Estados Unidos.

Além do nariz rosa achatado e grande, em que as narinas têm uma forma semelhante à de um porco, o animal tem grandes orelhas, uma boca pequena e dentes frontais longos, segundo a mesma fonte.

Nas fotos tiradas, o mamífero parece ter o mesmo tamanho de um rato.

"Estou surpreendido por ter encontrado uma nova espécie de mamífero tão diferente das outras espécies que estão referenciadas pela ciência", disse Kevin Rowe, um dos cientistas do Museu Vitória.

Este mamífero é carnívoro e alimenta-se, provavelmente, de minhocas e larvas de inseto.

• Morreu o vocalista da banda Linkin Park

Cultura

Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

• O perfil do novo herói do surf português
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"

O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos.

Entrevista SIC Notícias

• CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve

A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

• Altice responde a António Costa

A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

• Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?

Aqui há História

Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

• Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.