sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 1.800 pessoas socorridas no Mediterrâneo na 2ª feira

Mais de 1.800 pessoas, em barcos e botes pneumáticos, foram socorridas na segunda-feira, em seis operações distintas, ao largo da costa da Líbia, anunciou a Guarda Costeira italiana durante a noite.

reuters

Uma embarcação dos guarda-costeiros resgatou 717 refugiados, do total de 1.830, e uma segunda outros 115.

Um navio da marinha militar italiana socorreu 117 pessoas.

Nestas operações também participaram duas outras unidades estrangeiras, o irlandês Samuel Beckett, que socorreu 242 pessoas, e o britânico Enterprise, que integra o dispositivo europeu Eunavfor Med, que resgatou 639 pessoas.

Mais de 430 mil pessoas atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e outros 2.750 morreram ou desapareceriam durante a tentativa de atravessamento, segundo a Organização Internacional das Migrações (OIM).

Daquele total, mais de 310 chegaram à Grécia e 121 mil à Itália, segundo a última contagem da OIM, divulgada em 11 de setembro de Genebra.

Uma nova fase da luta contra os traficantes de pessoas vai começar na quarta-feira, permitindo aos navios membros do Eunavfor Med intervirem nas águas internacionais.

Os navios de guerra europeus vão poder operar contra os traficantes, mas na condição de permanecerem em águas internacionais e não entrarem nas águas territoriais líbias.

  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52