sicnot

Perfil

Mundo

ONU pede ao Irão que use influência para parar guerra na Síria

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, apelou esta segunda-feira ao Irão para que use a sua influência na Síria para promover uma solução política para o conflito.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Handout . / Reuters

O líder da ONU transmitiu isto mesmo ao ministro iraniano Yavad Zarif num reunião realizada na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, disse um porta-voz da organização.

Ban Ki-moon reiterou que não haverá uma solução militar para a guerra na Síria e pediu ao Governo de Teerão para usar a sua "influência" a favor de uma solução negociada.

O Irão, junto com a Rússia, é um dos principais apoiantes do regime sírio de Bashar al-Assad, que os Estados Unidos e seus aliados querem que saia e abra a porta para uma transição com elementos do governo e da oposição.

Além da Síria, Ban Ki-moon e Zarif falaram do conflito no Iémen e dos esforços da ONU para reavivar o diálogo entre as partes, bem como a necessidade de resolver o vazio presidencial no Líbano.

Em relação ao dossier nuclear iraniano, o diplomata sul-coreano exortou todas as partes a aplicar "de boa fé" o acordo selado entre Teerão e as potências do grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha).

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19