sicnot

Perfil

Mundo

Joaquin deve chegar sábado a Portugal como depressão extratropical

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou hoje, em comunicado, que prevê para sábado períodos de chuva, aumento do vento e agitação marítima provocados pela passagem da depressão extratropical Joaquin.

© NOAA NOAA / Reuters

Segundo o IPMA, o furacão Joaquin passou a tempestade tropical e deve aproximar-se de Portugal no sábado, mas já como depressão extratropical.

A tempestade Joaquin encontra-se no Atlântico e "passou a ser classificado como tempestade tropical, com a consequente diminuição da intensidade do vento no seu centro", refere o instituto.

Nos próximos dias, as previsões do IPMA indicam que a tempestade tropical vai deslocar-se em direção à Europa, mas vai enfraquecer e poderá perder as suas características tropicais, tornando-se numa depressão extratropical.

"Um dos cenários mais prováveis será que esta depressão se aproxime da Península Ibérica no próximo 10 de outubro (sábado) ", refere o IPMA.

Para sábado, o IPMA prevê períodos de chuva, intensificação do vento e aumento da agitação marítima.

"Convém salientar que existe alguma incerteza associada à trajetória da depressão, pelo que pode haver alterações no cenário meteorológico", sublinha o instituto.

Lusa

  • "Fiquei absolutamente perplexo com a escolha de Elina Fraga"
    0:43

    País

    Rogério Alves diz que ficou perplexo com a escolha de Elina Fraga para a vice-presidência do PSD. Em declarações à TSF e Diário de Notícias, o antigo bastonário da Ordem dos Advogados lembra as divergências com o governo de Passos Coelho, sobretudo em matérias de justiça.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07