sicnot

Perfil

Mundo

Bruxelas prepara novas regras sobre armas de fogo

A Comissão Europeia deverá apresentar até dezembro um regulamento com "normas mínimas fortes para a desativação de armas", segundo as conclusões de uma reunião dos ministros da Administração Interna realizada hoje no Luxemburgo.

© Lucy Nicholson / Reuters

Os ministros também pretendem que o executivo comunitário apresente até ao início de 2016 uma proposta para rever a diretiva sobre armas de fogo para reforçar o quadro legal e melhorar nomeadamente a troca de informação e ter em conta o tráfico ilegal feito online.

Numa reunião que foi dominada pelo tema das migrações, os ministros da Administração Interna da União Europeia também abordaram a segurança nos comboios, depois dos ataques terroristas em Paris, Bruxelas, Copenhaga e o frustrado atentado contra um comboio de alta velocidade belga.

Avramopoulos afirmou que os atentados ou tentativas de ataques na União Europeia é uma "forte lembrança da ameaça terrorista existente".

O ministro luxemburguês da Administração Interna e Defesa, Etienne Schneider, adiantou que o Luxemburgo enquanto presidente em exercício da União Europeia apresentará, com o coordenador comunitário para a luta contra o terrorismo, Gilles de Kerchove, cinco medidas prioritárias que devem ser aplicadas até final de 2015.

O governante indicou que as medidas visam a luta contra o radicalismo e promoção do extremismo na internet, a melhoria de troca de informações entre instituições, um maior uso da base de dados existentes para identificar o movimento de combatentes estrangeiros, o reforço da cooperação com países terceiros e apoio esses estados.

Lusa

  • Chuva, vento, granizo e neve em 13 distritos
    1:42

    País

    Treze distritos do continente estão sob aviso amarelo de mau tempo, com previsão de chuva, granizo e neve. O vento forte também se faz sentir nos distritos de Beja, Faro e Setúbal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.