sicnot

Perfil

Mundo

Bruxelas prepara novas regras sobre armas de fogo

A Comissão Europeia deverá apresentar até dezembro um regulamento com "normas mínimas fortes para a desativação de armas", segundo as conclusões de uma reunião dos ministros da Administração Interna realizada hoje no Luxemburgo.

© Lucy Nicholson / Reuters

Os ministros também pretendem que o executivo comunitário apresente até ao início de 2016 uma proposta para rever a diretiva sobre armas de fogo para reforçar o quadro legal e melhorar nomeadamente a troca de informação e ter em conta o tráfico ilegal feito online.

Numa reunião que foi dominada pelo tema das migrações, os ministros da Administração Interna da União Europeia também abordaram a segurança nos comboios, depois dos ataques terroristas em Paris, Bruxelas, Copenhaga e o frustrado atentado contra um comboio de alta velocidade belga.

Avramopoulos afirmou que os atentados ou tentativas de ataques na União Europeia é uma "forte lembrança da ameaça terrorista existente".

O ministro luxemburguês da Administração Interna e Defesa, Etienne Schneider, adiantou que o Luxemburgo enquanto presidente em exercício da União Europeia apresentará, com o coordenador comunitário para a luta contra o terrorismo, Gilles de Kerchove, cinco medidas prioritárias que devem ser aplicadas até final de 2015.

O governante indicou que as medidas visam a luta contra o radicalismo e promoção do extremismo na internet, a melhoria de troca de informações entre instituições, um maior uso da base de dados existentes para identificar o movimento de combatentes estrangeiros, o reforço da cooperação com países terceiros e apoio esses estados.

Lusa