sicnot

Perfil

Mundo

Bruxelas prepara novas regras sobre armas de fogo

A Comissão Europeia deverá apresentar até dezembro um regulamento com "normas mínimas fortes para a desativação de armas", segundo as conclusões de uma reunião dos ministros da Administração Interna realizada hoje no Luxemburgo.

© Lucy Nicholson / Reuters

Os ministros também pretendem que o executivo comunitário apresente até ao início de 2016 uma proposta para rever a diretiva sobre armas de fogo para reforçar o quadro legal e melhorar nomeadamente a troca de informação e ter em conta o tráfico ilegal feito online.

Numa reunião que foi dominada pelo tema das migrações, os ministros da Administração Interna da União Europeia também abordaram a segurança nos comboios, depois dos ataques terroristas em Paris, Bruxelas, Copenhaga e o frustrado atentado contra um comboio de alta velocidade belga.

Avramopoulos afirmou que os atentados ou tentativas de ataques na União Europeia é uma "forte lembrança da ameaça terrorista existente".

O ministro luxemburguês da Administração Interna e Defesa, Etienne Schneider, adiantou que o Luxemburgo enquanto presidente em exercício da União Europeia apresentará, com o coordenador comunitário para a luta contra o terrorismo, Gilles de Kerchove, cinco medidas prioritárias que devem ser aplicadas até final de 2015.

O governante indicou que as medidas visam a luta contra o radicalismo e promoção do extremismo na internet, a melhoria de troca de informações entre instituições, um maior uso da base de dados existentes para identificar o movimento de combatentes estrangeiros, o reforço da cooperação com países terceiros e apoio esses estados.

Lusa

  • Cientistas testam útero artificial em cordeiros prematuros

    Mundo

    Um grupo de cientistas desenvolveu um útero artificial - o Biobag - que se assemelha a uma bolsa de plástico e que ajuda no desenvolvimento de cordeiros prematuros. O método foi testado nestes animais mas os cientistas do Hospital Pediátrico de Filadélfia, nos Estados Unidos, garantem que poderá vir a ser utilizado também em bebés que nascem prematuros.

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.