sicnot

Perfil

Mundo

Dois terços dos alemães dizem que Angela Merkel não deve receber o Nobel da Paz

Quase dois terços de alemães julgam que a chanceler Angela Merkel, citada entre os favoritos para o Prémio Nobel da Paz, não deve receber este galardão, segundo uma sondagem publicada hoje no jornal Handelsblatt.

© Hannibal Hanschke / Reuters


Uma larga maioria (61%) julga que Angela Merkel não é uma "candidata apropriada" para receber este prémio, que será anunciado na sexta-feira, em Oslo, enquanto 34% tem opinião contrária, segundo a sondagem feita pelo instituto Forsa, realizada com uma amostra de cerca de mil pessoas.

Angela Merkel está a ser citada entre os favoritos para o Prémio Nobel da Paz pela sua mediação no conflito na Ucrânia e por ter aberto as portas de seu país aos migrantes, num momento em que a Europa está a ser confrontada com uma crise migratória excecional.

Mas este seu posicionamento levou a uma queda na sua popularidade na Alemanha, mesmo no seu próprio campo político, depois de 577.000 pedidos de asilo terem sido requeridos desde o início do ano e espera-se que cheguem a 800 mil ou um milhão até ao final de 2015.

"O facto de Merkel está a receber pouco apoio (dos alemães para o Prémio Nobel) deve ser explicado pela razão de muitos cidadãos e muitas pessoas (do seu partido) ver de forma crítica a sua posição sobre os refugiados", indicou ainda o jornal alemão.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.