sicnot

Perfil

Mundo

Rússia bombardeia 27 "alvos terroristas" em Raqa, Homs e Hama

O exército russo anunciou hoje ter bombardeado 27 "alvos terroristas" nas províncias sírias de Raqa, Homs e Hama, precisando ter destruído locais de armazenamento de armas, esconderijos subterrâneos e campos de treino.

© Lucy Nicholson / Reuters

"Os aviões de guerra russos realizaram 22 voos durante [a última] noite. Os caças Sukhoi Su-34, Sukhoi Su-24M e Sukhoi Su-25 atingiram 27 alvos terroristas no território sírio", indicou o Ministério da Defesa russo, num comunicado, acrescentando que estes aparelhos bombardearam "11 setores onde estavam localizados campos de treino de combatentes do [grupo extremista] Estado Islâmico (EI) nas províncias de Hama e Raqa".

Durante os voos noturnos, que também integraram bombardeiros táticos Su-34, as forças russas atingiram "oito redutos rebeldes junto de aldeias da província de Homs".

As forças de Moscovo também utilizaram bombas penetrantes para atingir "esconderijos subterrâneos dos rebeldes", perto das localidades de Arafit e Salma, na província de Lattaquie.

Desde o início da sua intervenção na Síria, a 30 de setembro, a Rússia realizou bombardeamentos com recurso a aviões de combate e a navios de guerra da frota do mar Cáspio.

Moscovo não se comprometeu com o possível destacamento de tropas no terreno.

O exército sírio anunciou hoje oficialmente o lançamento de uma grande ofensiva terrestre, com o apoio das forças aéreas russas.

Em Bruxelas, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, manifestou hoje preocupação perante "uma escalada das atividades militares russas" na Síria.

"Na Síria, temos visto uma escalada preocupante das atividades militares russas. Vamos avaliar os mais recentes desenvolvimentos e as suas implicações para a segurança da aliança", disse Stoltenberg, antes de entrar para uma reunião de ministros da Defesa da NATO para discutir a crise síria.

Algumas horas mais tarde, numa conferência de imprensa, Stoltenberg disse que, na discussão sobre a situação na Síria, os Aliados concordaram que a "escalada da atividade militar russa na Síria" é muito preocupante, sobretudo porque não se limita a visar o grupo extremista sunita EI.

Vozes internacionais e da oposição síria afirmam que os ataques russos não estão apenas a atingir posições dos 'jihadistas', mas também estão a visar alvos civis e a oposição moderada que luta contra o regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad.

Stoltenberg defendeu ainda que "é mais necessária que nunca uma solução pacífica para a crise na Síria, e a NATO apoia os esforços da ONU e outros para tentar encontrar uma solução política negociada para a crise".

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16