sicnot

Perfil

Mundo

António Guterres sai do ACNUR no final do segundo mandato

O secretário-geral da ONU rejeitou a hipótese de extensão do mandato de António Guterres. O português sairá, assim, no final do seu segundo mandato.

Dia 20 - António Guterres e Angelina Jolie visitam campo de refugiados na Jordânia.

Dia 20 - António Guterres e Angelina Jolie visitam campo de refugiados na Jordânia.

© Muhammad Hamed / Reuters

Vários líderes internacionais têm pedido que o Alto Comissário para os Refugiados se mantenha no cargo por mais um ano por causa do agravamento da crise migratória. Mas, segundo fontes contactadas pela agência Reuters, Ban Ki Moon está a resistir à pressão internacional e prefere manter o processo normal de escolha de um novo comissário.

O mandato de Guterres termina no fim do ano, depois de ter sido prolongado por alguns meses a pedido do próprio secretário-geral da ONU. O português deixa o cargo ao fim de dois mandatos de cinco anos.

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espirito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espirito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Porque abanam as bancadas
    9:37