sicnot

Perfil

Mundo

Obama diz que sentimento anti-imigrantes nos EUA não é novo mas é um erro

O Presidente dos Estados Unidos reconheceu, na quinta-feira, que o "sentimento anti-imigrantes" no país "não é algo novo", mas insistiu que "está errado" e rejeitou os discursos "incendiários" e posturas que agitam "as bandeiras da intolerância".

© Carlos Barria / Reuters

Durante a sua intervenção na gala de prémios do Congressional Hispanic Caucus Institute, em Washington, Barack Obama aludiu, ainda que sem o nomear, ao pré-candidato republicano Donald Trump, que gerou polémica com a sua dura posição contra os imigrantes.

"Liderança não é avivar as chamas da intolerância e mostrar-se surpreendido quando acontece um incêndio (...) O sentimento anti-imigrantes que infetou a nossa política não é novo mas é um erro", afirmou.

"A grandeza dos Estados Unidos não vem de se construírem muros. A nossa grandeza vem de se construírem oportunidades", assegurou Obama, lembrando que, com exceção dos índios Navajos, "todos" nos Estados Unidos chegaram "de outro lugar".

Lusa

  • Banco de Portugal mais otimista
    1:17
  • Catalunha vs Espanha
    29:35
  • Empate técnico a uma semana das eleições na Catalunha

    Mundo

    A sete dias das eleições regionais catalãs, várias sondagens publicadas hoje indicam que os partidos constitucionalistas estão à frente nas intenções de voto, mas os independentistas ganham em número de lugares, sem nenhum dos blocos ter maioria absoluta.