sicnot

Perfil

Mundo

Tabaco ameaça matar um terço da população chinesa

Num país onde o maço de cigarros custa 0,40€, um terço da população anda de cigarro na boca. São sobretudo homens com menos de 20 anos que vão morrer prematuramente se não deixarem de fumar. A conclusão é da revista de medicina The Lancet que publicou um estudo elaborado por cientistas da Universidade de Oxford, da Grã-Bretanha, da Academia Chinesa de Ciência e do Centro Chinês de Controlo de Doenças.

© Aly Song / Reuters

O país mais populoso do planeta tem atualmente 300 milhões de fumadores, que consomem aproximadamente um terço dos cigarros produzidos no mundo.

Se nada for feito, o número de mortos devido ao consumo de tabaco passará de um milhão em 2010, para dois milhões em 2030 e três milhões em 2050.

São as conclusões do estudo publicado pela revista Te Lancet, que integrou investigadores da Universidade de Oxford, da Academia Chinesa de Medicina e do Centro Chinês de Controle de Doenças.

"Sem uma intervenção imediata, contínua e generalizada contra o tabaco, a China será confrontada com uma enorme quantidade de mortes prematuras", explicou um dos autores do estudo, o professor Liming Li.

Atualmente mais de 6 milhões de pessoas morram por ano devido ao tabaco, com cancro ou doenças cardiovasculares. 20% dos óbitos de homens com idades entre 40 e 79 anos estão relacionadas com o tabagismo, revela o estudo.

Cerca de dois terços dos jovens chineses começam a fumar no início da idade adulta, garantem os cientistas. "A menos que parem de fazê-lo, metade dos jovens acabará por morrer" por causa do tabaco.

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57