sicnot

Perfil

Mundo

Agressões sexuais no Brasil baixaram, mas analistas consideram problema nacional

As agressões sexuais no Brasil baixaram segundo estatísticas divulgadas sexta-feira, mas os analistas disseram que aquele pequeno declínio apenas mascarava um grande problema nacional.

Eraldo Peres

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, um grupo de respeitados pesquisadores, disse que existiram 47.643 casos de violência sexuais registados em 2014, contra os 51.090 ocorridos em 2013.

No entanto, aquele "crime tem as mais altas taxas de 'não-comunicado'", disse a diretora do grupo Samira Bueno, por isso, acrescentou, é "difícil avaliar se houve realmente qualquer redução".

Mesmo em menor número, um assalto acontece a cada 11 minutos no país, disse o grupo.

Segundo números governamentais, quase 10 por cento daqueles casos não são relatados à polícia.

No Rio de janeiro, que acolhe em 2016 os Jogos Olímpicos, registou 34,5 casos de agressão sexual em 100.000 pessoas.

Uma pesquisa realizada pela Datafolha revelou que 67% dos brasileiros temem uma agressão sexual.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.