sicnot

Perfil

Mundo

Agressões sexuais no Brasil baixaram, mas analistas consideram problema nacional

As agressões sexuais no Brasil baixaram segundo estatísticas divulgadas sexta-feira, mas os analistas disseram que aquele pequeno declínio apenas mascarava um grande problema nacional.

Eraldo Peres

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, um grupo de respeitados pesquisadores, disse que existiram 47.643 casos de violência sexuais registados em 2014, contra os 51.090 ocorridos em 2013.

No entanto, aquele "crime tem as mais altas taxas de 'não-comunicado'", disse a diretora do grupo Samira Bueno, por isso, acrescentou, é "difícil avaliar se houve realmente qualquer redução".

Mesmo em menor número, um assalto acontece a cada 11 minutos no país, disse o grupo.

Segundo números governamentais, quase 10 por cento daqueles casos não são relatados à polícia.

No Rio de janeiro, que acolhe em 2016 os Jogos Olímpicos, registou 34,5 casos de agressão sexual em 100.000 pessoas.

Uma pesquisa realizada pela Datafolha revelou que 67% dos brasileiros temem uma agressão sexual.

Lusa

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.