sicnot

Perfil

Mundo

Agressões sexuais no Brasil baixaram, mas analistas consideram problema nacional

As agressões sexuais no Brasil baixaram segundo estatísticas divulgadas sexta-feira, mas os analistas disseram que aquele pequeno declínio apenas mascarava um grande problema nacional.

Eraldo Peres

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, um grupo de respeitados pesquisadores, disse que existiram 47.643 casos de violência sexuais registados em 2014, contra os 51.090 ocorridos em 2013.

No entanto, aquele "crime tem as mais altas taxas de 'não-comunicado'", disse a diretora do grupo Samira Bueno, por isso, acrescentou, é "difícil avaliar se houve realmente qualquer redução".

Mesmo em menor número, um assalto acontece a cada 11 minutos no país, disse o grupo.

Segundo números governamentais, quase 10 por cento daqueles casos não são relatados à polícia.

No Rio de janeiro, que acolhe em 2016 os Jogos Olímpicos, registou 34,5 casos de agressão sexual em 100.000 pessoas.

Uma pesquisa realizada pela Datafolha revelou que 67% dos brasileiros temem uma agressão sexual.

Lusa

  • "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"
    0:51

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

  • Sociedade de Pneumologia recomenda cuidados com calor e incêndios

    País

    A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou esta quarta-feira para os riscos respiratórios decorrentes dos incêndios e temperaturas elevadas, sobretudo para quem sofre de doenças crónicas, propondo medidas preventivas e recordando o aumento de mortalidade associado ao calor.

  • E os 10 mais ricos de Portugal são...

    Economia

    A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

    Bárbara Ferreira

  • "Estou grávida! Estou a morrer!"
    1:14
  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

    Mundo

    Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.