sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte diz estar pronta para combater qualquer guerra dos EUA

O Presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, disse hoje que o país está preparado para combater qualquer guerra "provocada pelos Estados Unidos", durante a parada militar em comemoração do 70.º aniversário do Partido dos Trabalhadores.

Wong Maye-E

"Hoje, o nosso partido declara com determinação que as nossas Forças Armadas revolucionárias são capazes de combater qualquer tipo de guerra provocada pelos Estados Unidos e estamos prontos para proteger o nosso povo e o céu azul da nossa pátria", disse Kim.

A Coreia do Norte orgulha-se muitas vezes da sua "dissuasão nuclear", acusando os Estados Unidos de tentar iniciar uma guerra de agressão.

O país realizou três testes nucleares e ameaçou avançar para o quarto, como parte de um programa de armas nucleares e mísseis que tem prosseguido apesar das consecutivas sanções internacionais.

Durante a maior parte do discurso de Kim Jong-Un destacou a unidade entre a numerosa população de 24 milhões de habitantes dos militantes do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, sob o controle da dinastia Kim, desde a sua formação em 1945.

O Presidente elogiou o povo, classificando-o como "a fonte do milagre", que permitiu ao país tornar-se num "Estado socialista poderoso que é independente e auto-suficiente em matéria de defesa".

"O Partido dos Trabalhadores é um partido invencível que forma um conjunto coerente com as pessoas", sublinhou.

Lusa

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07