sicnot

Perfil

Mundo

Egito condena Israel por "uso excessivo da força" em Gaza

O Egito condenou hoje o "uso excessivo" da força contra os palestinianos por parte das "autoridades da ocupação israelita" na Faixa de Gaza e que provocaram sete mortos durante os confrontos com forças de segurança israelita.

Nariman El-Mofty

Em comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Egito pede a Israel que conceda ao povo palestiniano a necessária proteção e termine com as "contínuas" agressões.

De acordo com as autoridades egípcias, essas ações apenas servem para "aumentar a angústia" do povo palestiniano e reduzir as possibilidades de reinício das negociações entre as duas partes, refere a agência noticiosa Efe.

Pelo menos sete palestinianos foram hoje mortos e mais de 80 ficaram feridos durante confrontos em diversos pontos da Faixa de Gaza, perto da fonteira com Israel, e na Cisjordânia, informaram fontes médicas palestinianas.

Israel e a Palestina vivem desde há nove dias uma vaga de violência com ataques e confrontos entre palestinianos e as forças israelitas, com um balanço de quatro mortos israelitas e dez mortos palestinianos.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Mais de duas mil pessoas retiradas do fogo junto ao parque Doñana, no Sul de Espanha

    Mundo

    O incêndio florestal começou ainda na noite deste sábado na aldeia de Las Peñuelas de Moguer, na província de Huelva e obrigou à evacuação de várias localidades e à retirada de mais de duas mil pessoas, de vários alojamentos turísticos (incluindo o Parador de Mazagon, dois parques de campismo e um hotel). Foi ainda ativado o plano de emergência da província.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.