sicnot

Perfil

Mundo

Turquia decreta três dias de luto nacional pelo atentado em Ancara

O governo conservador turco decidiu decretar três dias de luto nacional, na sequência do atentado terrorista cometido hoje, em Ancara, de que resultaram, pelo menos, 86 mortos e cerca de 200 feridos, anunciou o primeiro-ministros, Ahmet Davutoglu.

Burhan Ozbilici

Na mesma conferência de imprensa que deu na capital turca, Davutoglu adiantou ainda que o atentado foi provavelmente cometido por dois bombistas suicidas.

As explosões aconteceram esta manhã, junto à principal estação ferroviária de Ancara, onde iriam ter início um desfile a favor da paz, convocado por movimentos de oposição ao governo.

O atentado já foi condenado pelo presidente turco, Recep Erdogan, assim como pela chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, pelo presidente francês, François Hollande, e pelo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, que endereçaram condolências às famílias das vítimas.

Washington condenou igualmente o ataque "horrível", hoje de manhã, em Ancara.

Lusa

  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.