sicnot

Perfil

Mundo

Turquia decreta três dias de luto nacional pelo atentado em Ancara

O governo conservador turco decidiu decretar três dias de luto nacional, na sequência do atentado terrorista cometido hoje, em Ancara, de que resultaram, pelo menos, 86 mortos e cerca de 200 feridos, anunciou o primeiro-ministros, Ahmet Davutoglu.

Burhan Ozbilici

Na mesma conferência de imprensa que deu na capital turca, Davutoglu adiantou ainda que o atentado foi provavelmente cometido por dois bombistas suicidas.

As explosões aconteceram esta manhã, junto à principal estação ferroviária de Ancara, onde iriam ter início um desfile a favor da paz, convocado por movimentos de oposição ao governo.

O atentado já foi condenado pelo presidente turco, Recep Erdogan, assim como pela chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, pelo presidente francês, François Hollande, e pelo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, que endereçaram condolências às famílias das vítimas.

Washington condenou igualmente o ataque "horrível", hoje de manhã, em Ancara.

Lusa

  • CGD terá de reconhecer imparidades e prepara saída de 2 mil funcionários
    2:45

    Caso CGD

    O novo plano estratégico da Caixa está pronto e foi entregue há duas semanas ao Ministério das Finanças. A SIC sabe que está a ser preparada a saída de 2 mil trabalhadores e que o banco terá de reconhecer imparidades. O Expresso diz que a CGD vai fechar o ano com prejuízos que podem chegar aos 3 mil milhões de euros.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.