sicnot

Perfil

Mundo

Turquia decreta três dias de luto nacional pelo atentado em Ancara

O governo conservador turco decidiu decretar três dias de luto nacional, na sequência do atentado terrorista cometido hoje, em Ancara, de que resultaram, pelo menos, 86 mortos e cerca de 200 feridos, anunciou o primeiro-ministros, Ahmet Davutoglu.

Burhan Ozbilici

Na mesma conferência de imprensa que deu na capital turca, Davutoglu adiantou ainda que o atentado foi provavelmente cometido por dois bombistas suicidas.

As explosões aconteceram esta manhã, junto à principal estação ferroviária de Ancara, onde iriam ter início um desfile a favor da paz, convocado por movimentos de oposição ao governo.

O atentado já foi condenado pelo presidente turco, Recep Erdogan, assim como pela chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, pelo presidente francês, François Hollande, e pelo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, que endereçaram condolências às famílias das vítimas.

Washington condenou igualmente o ataque "horrível", hoje de manhã, em Ancara.

Lusa

  • NATO retoma diálogo com a Rússia

    Mundo

    O Conselho da NATO - Rússia foi instituído em 2002 e decorreu sem interrupções até à anexação da Crimeia, em 2014. O conflito separatista na Ucrânia dividiu a Aliança Atlântica e Moscovo e suspendeu toda a colaboração prática - desde civil a militar. Agora e na véspera da primeira reunião ministerial em Bruxelas com o estreante secretário de Estado americano Rex Tillerson, os países da NATO tentam a aproximação formal e reativação do diálogo político com Moscovo.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.