sicnot

Perfil

Mundo

Al-Qaeda na Síria chama islâmicos para combater o regime apoiado pela Rússia

A filial da Al-Qaeda na Síria apelou hoje às fações islâmicas e rebeldes para uma mobilização geral contra a ofensiva militar do regime sírio apoiado pela Rússia, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

© Ammar Abdullah / Reuters

Num comunicado citado pela agência Efe, esta organização não governamental afirma que o dirigente da organização, Abdalá al Mehaisini, lançou uma convocatória numa mensagem de vídeo recebida pelo Observatório, com sede em Londres e com uma vasta rede ativistas no território sírio.

Na mensagem, o terrorista sírio pede que "ninguém permaneça sentado, porque estamos a preparar uma grande ação", e acrescenta: "Devemos mudar a situação [da luta contra o regime] e manter a iniciativa [dos extremistas] que os infiéis [o regime e a Rússia] querem lançar contra os combatentes".

A Rússia, uma aliada do regime de Damasco, começou a sua campanha de bombardeamentos na Síria no passado dia 30 de setembro, na sua primeira intervenção direta no conflito neste país, que começou em marco de 2011.

Doze dias depois do início da campanha aérea russa, as tropas do regime sírio estavam a avançar contra os rebeldes em duas frentes: na província central de Hama, e na parte norte, na província de Latakia.

O envolvimento da Rússia está a complicar os esforços da coligação liderada pelos Estados Unidos contra o autoproclamado Estado Islâmico, através de bombardeamentos.

Washington e Moscovo já se reuniram para evitar acidentes militares no cada vez mais apinhado espaço aéreo da Síria: "As discussões foram profissionais e focaram-se essencialmente na implementação de procedimentos de segurança específicos", disse um porta-voz do Departamento da Defesa dos Estados Unidos, que especificou que o objetivo era "promover a segurança das operações de voo sobre a Síria".

Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    A Direção-Geral da Saúde (DGS) diagnosticou mais dois casos de legionella ligados ao surto no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, que infetou até agora 56 pessoas, cinco das quais morreram.

  • Lesados do BES manifestam-se hoje no Porto

    País

    Um grupo de lesados pelo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se hoje no Porto, junto ao Novo Banco, para exigir "a totalidade do dinheiro e os juros vencidos até à data", indicou um dos investidores.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Putin apela a concessões para solução do conflito na Síria
    1:07

    Mundo

    Vladimir Putin afirma que há uma oportunidade real de pôr fim ao conflito na Síria mas avisa que são necessárias concessões de todas as partes envolvidas. O presidente russo recebeu esta quarta-feira os homólogos do Irão e da Turquia em Sochi, na Rússia.