sicnot

Perfil

Mundo

Dois mortos e 49 feridos em incêndio e motim numa prisão do Peru

Um incêndio intencional e um posterior motim no interior da prisão da cidade peruana de Chiclayo, a 780 quilómetros de Lima, causaram dois mortos e 49 feridos, dois deles graves, informaram as autoridades.

O diretor do Instituto Nacional Penitenciário indicou à Rádio Programas do Peru que o incêndio aconteceu pelas 02:30 de sábado (08:30 em Lisboa), em consequência de uma disputa entre dois grupos de reclusos.

Um dos presos deitou cola líquida noutro homem, identificado como Frank Sánchez, e pegou-lhe fogo. O homem não resistiu às queimaduras e morreu enquanto era transportado para o hospital Las Mercedes.

Em comunicado, a Procuradoria de Justiça da região de Lambayeque indicou que o incêndio causou 14 feridos, três deles em estado grave -- um, identificado como Jaime Gil, acabou por morrer no Hospital Regional de Lambayeque.

O fogo gerou um conflito entre os outros reclusos que escalou para um motim, de onde resultaram mais 35 feridos.

Lusa

  • Confrontos no Peru provocam quatro mortos e 20 feridos
    1:28

    Mundo

    Pelo menos quatro manifestantes morreram e mais de 20 pessoas ficaram feridas no Peru, em confrontos com a polícia. O conflito começou com um protesto contra um projeto de exploração mineira nos Andes, sendo que, a situação já levou o governo a decretar o estado de emergência em quatro províncias no sul do país.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..