sicnot

Perfil

Mundo

França considera escalada de violência no Médio Oriente "extremamente perigosa"

A Presidência francesa considerou hoje "extremamente preocupante e perigosa" a "escalada" de violência nos territórios palestinianos e em Jerusalém Oriental, segundo um comunicado.

© POOL New / Reuters

"Tudo deve ser feito para acalmar a situação e acabar com este ciclo [de violência] que já causou numerosas vítimas", acrescentou a Presidência de François Hollande, no documento.

Já hoje foi noticiado que uma grávida palestiniana, Nur Hassan, de 30 anos, e a sua filha Rahaf Hassan, com dois anos, foram mortas num ataque aéreo de retaliação israelita em Gaza que destruiu a sua casa, segundo avançaram os médicos, acrescentando que outras três pessoas estavam presas por baixo dos destroços da casa da família, na zona de Zeitun, na Faixa de Gaza.

Israel disse que tinha como alvo "duas instalações do Hamas para o fabrico de armas". O ataque surgiu em resposta aos dois 'rockets' lançados contra Israel no sábado, bem como a várias tentativas violentas de entrada em Israel a partir de Gaza, por palestinianos.

Também hoje, a polícia israelita evitou impactos maiores de um atentado suicida na Cisjordânia perpetrado por uma mulher palestiniana que fez detonar uma bomba num carro, ficando gravemente ferida e ferindo um agente israelita, segundo as autoridades israelitas.

Desde o início da vaga de violência de 01 de outubro, 23 palestinos foram mortos, incluindo sete supostos autores de ataques com armas brancas e quatro israelitas.

"Este novo agravamento da situação também confirma a urgência do reinício de esforços políticos", disse a Presidência francesa, acrescentando que Paris "não se poupará a esforços para trabalhar nesse sentido".

Lusa

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores
    1:39

    Opinião

    Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.