sicnot

Perfil

Mundo

França considera escalada de violência no Médio Oriente "extremamente perigosa"

A Presidência francesa considerou hoje "extremamente preocupante e perigosa" a "escalada" de violência nos territórios palestinianos e em Jerusalém Oriental, segundo um comunicado.

© POOL New / Reuters

"Tudo deve ser feito para acalmar a situação e acabar com este ciclo [de violência] que já causou numerosas vítimas", acrescentou a Presidência de François Hollande, no documento.

Já hoje foi noticiado que uma grávida palestiniana, Nur Hassan, de 30 anos, e a sua filha Rahaf Hassan, com dois anos, foram mortas num ataque aéreo de retaliação israelita em Gaza que destruiu a sua casa, segundo avançaram os médicos, acrescentando que outras três pessoas estavam presas por baixo dos destroços da casa da família, na zona de Zeitun, na Faixa de Gaza.

Israel disse que tinha como alvo "duas instalações do Hamas para o fabrico de armas". O ataque surgiu em resposta aos dois 'rockets' lançados contra Israel no sábado, bem como a várias tentativas violentas de entrada em Israel a partir de Gaza, por palestinianos.

Também hoje, a polícia israelita evitou impactos maiores de um atentado suicida na Cisjordânia perpetrado por uma mulher palestiniana que fez detonar uma bomba num carro, ficando gravemente ferida e ferindo um agente israelita, segundo as autoridades israelitas.

Desde o início da vaga de violência de 01 de outubro, 23 palestinos foram mortos, incluindo sete supostos autores de ataques com armas brancas e quatro israelitas.

"Este novo agravamento da situação também confirma a urgência do reinício de esforços políticos", disse a Presidência francesa, acrescentando que Paris "não se poupará a esforços para trabalhar nesse sentido".

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.