sicnot

Perfil

Mundo

Popularidade da CDU de Merkel no nível mais baixo em dois anos

A popularidade do partido de Angela Merkel, União Democrata Cristã (CDU), está no nível mais baixo em dois anos devido ao afluxo de refugiados, um assunto que causa forte tensão na família política da chanceler.

MARIUS BECKER

Segundo a última sondagem publicada hoje no jornal Bild sobre as intenções de voto dos alemães, a CDU recuou dois pontos para 38% e, apesar de continuar à frente, nunca esteve com um nível tão baixo desde as eleições de setembro de 2013.

Os alemães mostram-se também mais numerosos (48%) a criticar a política generosa da chanceler em relação aos migrantes do que a apoiá-la (39%).

Duas formações políticas que pedem mais firmeza de Berlim em relação aos migrantes, o partido populista Alternativa para a Alemanha e o partido liberal FDP, avançam um ponto cada uma, ficando respetivamente com 5 e 6% das intenções de voto, segundo a sondagem.

Numa entrevista que será publicada na segunda-feira no Bild, Merkel afirma que o elevado número de refugiados que o país recebe não vai levar a um aumento de impostos.

"Podemos estar contentes por ter sabido gerir bem o orçamento nos últimos anos e a nossa situação económica ser boa atualmente", disse a chanceler nos excertos divulgados hoje pelo jornal, afastando a hipótese de uma subida de impostos devido à crise dos refugiados.

Quanto à prevista introdução de um cartão sanitário para os que pediram asilo, Merkel garantiu que nenhum contribuinte "deve ter medo que os refugiados lhe tirem parte dos seus benefícios".

Lusa

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.