sicnot

Perfil

Mundo

Buena Vista Social Club tocam na Casa Branca e ligam Havana a Washington

A orquesta Buena Vista Social Club vai tocar quinta-feira na Casa Branca, sendo a primeira banda cubana a atuar na residência oficial do Presidente dos Estados Unidos, simbolizando mais um passo na aproximação entre Havana e Washington.

Franklin Reyes

O grupo, que reúne originais da época de ouro da música cubana, vai estar presente numa cerimónia em honra à comunidade hispânica, que é oferecida pelo Presidente Barack Obama e que contará também com a presença do embaixador de Cuba nos Estados Unidos.

Pensada há dezanove anos pelo músico cubano Juan de Marcos González, o Buena Vista Social Club desde logo se transformou num sucesso mundial, com o primeiro álbum, lançado em setembro de 1997, a vender mais de nove milhões de cópias em todo o mundo.

Anunciado em dezembro do ano passado por Barack Obama e Raúl Castro, a aproximação entre os dois países marcou o fim de meio século de isolamento do regime comunista, com Havana e Washington a restaurarem as relações diplomáticas.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.